
Os preços da habitação na China, tanto de construção nova como de segunda mão, subiram 8,78% em outubro face ao ano anterior. Em Pequim a subida foi de 16,4%, relativamente a outubro de 2012, enquanto em Guangzhou os preços subiram 20,5% e em Xangai 17,8%.
Este é o décimo mês consecutivo que o preço da habitação sobe na China, apesar das medidas promovidas em março pelo governo chinês para travar a escalada de valores. Depois de anos em que os preços não paravam de subir, o mercado imobiliário chinês registou um abrandamento ligeiro em 2010, depois da adoção de várias medidas que restringiam a compra, como o aumento do valor inicial a pagar pela casa ou as limitações impostas para a aquisição de uma terceira casa.
No entanto, o setor voltou a ganhar ritmo o ano passado quando Pequim introduziu várias medidas que impulsionavam o crescimento económico, tal como a quebra nas taxas de juro do país.
Perante tal crescimento, o conselho de Estado anunciou em março novas regras que voltam a travar o mercado imobiliário chinês.
Para poder comentar deves entrar na tua conta