Lisboa

Altos preços das casas comprometem qualidade de vida das cidades

O índice de habitabilidade de uma cidade vai muito mais além de uma questão de estética urbana ou de serviços disponíveis. Envolve fatores como a segurança, a saúde, a educação, o ambiente, os transportes e, acima de tudo, habitação acessível. Nos últimos anos, muitas cidades do globo têm enfrentado uma crescente pressão sobre o custo de vida, com os preços das casas a disparar e a tornar o acesso a habitação própria permanente um desafio cada vez maior e chega a comprometer a qualidade de vida das cidades.
Como vender uma casa rapidamente?

Como vender bem (e rapidamente) uma casa recorrendo à psicologia?

Apresentar uma casa da melhor forma não é apenas uma questão estética, mas também de perceção. A análise das dinâmicas psicológicas pode revelar a importância de saber interpretar as emoções e expectativas de quem procura um novo espaço para viver. Aplicar estratégias baseadas na psicologia durante uma negociação de venda ajuda a valorizar os pontos fortes do imóvel e cria o ambiente ideal para uma decisão positiva.
Comprar casa na Europa

Impostos na compra da casa: Portugal no top 10 dos países mais caros

O custo dos impostos na compra de uma habitação na Europa pode variar desde zero até milhares de euros, consoante o país. Trata-se, praticamente, de uma “roleta fiscal” para adquirir um imóvel. Algumas zonas de Espanha e da Bélgica são as mais caras em termos fiscais, enquanto compradores em certas regiões da Suíça não pagam nada, segundo uma análise do Financial Times.
Antônio Costa

Costa e Lagarde alertam: crise da habitação é desafio europeu urgente

O custo da habitação está a assumir-se como um dos maiores problemas sociais e económicos da Europa. Tanto a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, como o presidente do Conselho Europeu, António Costa, sublinharam a urgência de encontrar soluções, numa altura em que os preços das casas continuam a dificultar o acesso à primeira habitação, em particular para os jovens.
A maioria dos portugueses continua a viver em casas próprias

Casas usadas dominam, mas quem ganha mais de 3.000 euros opta por novas

A maioria dos portugueses continua a viver em casas próprias, com 65% dos inquiridos a possuir habitação própria e 97% daqueles que ainda não são proprietários a desejar vir a comprar casa. O arrendamento mantém-se sobretudo entre quem aufere menos de mil euros por mês ou é trabalhador-estudante, refletindo uma preferência histórica pela propriedade e a perceção de maior segurança legal.
Preço dos quartos para arrendar

Quartos para arrendar em Portugal: preços subiram 8% no último ano

Está a arrancar o novo ano letivo 2025/2026 e uma nova corrida aos quartos para arrendar por estudantes universitários, bem como por outros profissionais deslocados. Quem procura arrendar um quarto vai, no entanto, deparar-se com um mercado mais caro, uma vez que o preço dos quartos para arrendamento aumentou 8% no segundo trimestre de 2025 face ao mesmo período do ano anterior, segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário líder em Portugal e editor desta newsletter. No trimestre anterior, a subida do custo de arrendar quarto em casas partilhadas foi de 4%, confirmando uma tendência de valorização contínua nos últimos meses.

Berlim quer transformar aeroporto da II Guerra Mundial em habitação

O antigo aeroporto de Tempelhof (Berlim), construído há 90 anos por ordem do Terceiro Reich, está desde 2010 transformado num dos maiores parques urbanos do mundo, após o seu encerramento definitivo em 2008. Este espaço, com 355 hectares, é hoje um ponto de encontro e lazer ao ar livre. No entanto, a escassez de habitação na capital reacendeu o debate sobre a sua urbanização. Embora em 2014 os moradores tenham votado contra a construção em Tempelhof Feld, o autarca Kai Wegner anunciou que, em 2026, poderá voltar a consultar a população sobre o futuro deste espaço.
Como tratar da afetação de imóveis

Afetação de imóveis: como transformar uma loja em habitação?

Nos últimos anos, temos assistido a uma subida dos preços das casas em Portugal, especialmente em determinadas zonas do país (as mais populosas). Ora, esta realidade levou à necessidade de se procurarem soluções distintas para encontrar uma habitação. Há pessoas que são proprietárias de uma loja que pretendem converter num apartamento, desconhecendo como o fazer. Contudo, atualmente, é possível tal ser feito. É este o teu objetivo? 
Preços das casas em Portugal sobem mais do dobro da média da Zona Euro

Preços das casas em Portugal sobem mais do dobro da média da Zona Euro

Portugal ficou entre os países da Zona Euro que maior valorização das casas registou na reta final de 2015. Os preços das habitações no mercado nacional registaram um aumento 5% no quarto trimestre, em comparação com o período homólogo, quase duplicando o crescimento médio do espaço da moeda única, segundo os mais recentes dados divulgados pelo Eurostat.
Portugal é o país da Zona Euro com as casas mais subvalorizadas

Portugal é o país da Zona Euro com as casas mais subvalorizadas

O imobiliário residencial português é o mais subvalorizado da Zona Euro, de acordo com os dados publicados esta semana pelo Banco Central Europeu (BCE), no Relatório de Estabilidade Financeira. Em Portugal, os imóveis para habitação apresentam uma subvalorização de cerca de 12%, sendo que só Holanda e Irlanda se aproximam destes valores.
Casas já estão mais caras em algumas zonas do país

Casas já estão mais caras em algumas zonas do país

O setor imobiliário foi dos mais afetados pela crise, mas à medida que a economia dá sinais de recuperação surgem indícios de que a pior fase já passou. O número de transações de imóveis tem vindo a subir e os operadores acreditam que 2014 pode ser o ponto de viragem.
casas estão 7,3% mais baratas que há um ano

casas estão 7,3% mais baratas que há um ano

comprar casa em portugal é hoje mais barato que no ano passado. segundo dados revelados esta quinta-feira pelo eurostat, o preço das habitações no país diminuiu 7,3% no primeiro trimestre do ano face aos primeiros três meses de 2012.