
Nos últimos 50 anos, a urbanização dos terrenos junto à orla costeira portuguesa aumentou mais de 300%. A população quase duplicou, mas há casas a mais: pelo menos uma em cada dez está atualmente desocupada. Em causa estão dados de um estudo que é apresentado esta quarta-feira (dia 2) em Lisboa, realizado no âmbito do projeto Change, que analisou os impactos sociais e ambientais das alterações climáticas nas zonas costeiras em Portugal.
De acordo com o Público, o projeto Change, que envolveu investigadores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, permitiu fazer um levantamento das diversas políticas públicas para o litoral ao longo dos últimos anos e caracterizar as “dimensões sociais da crise costeira”, traçando cenários sobre os previsíveis impactos das alterações climáticas na costa portuguesa.
O estudo em causa concluiu que quem vive junto à costa quer participar na definição de medidas que resolvam o problema da erosão costeira, que tanto se agravou neste inverno sobretudo no Norte e Centro do país.
Para poder comentar deves entrar na tua conta