Okupas em Espanha: casas de luxo são o novo alvo de redes organizadas
A ocupação ilegal em Espanha mudou de rosto. Já não se trata apenas de apartamentos abandonados em bairros periféricos, mas também de moradias com piscina, vilas turísticas e penthouses de luxo que ficam vazias durante parte do ano. Por outro lado, por detrás destas ocupações, agora já não estão famílias em situação de vulnerabilidade, mas sim redes organizadas que conhecem ao detalhe as lacunas legais do sistema espanhol e sabem exatamente como explorá-las.
Como vender uma casa com okupas ou inquiocupas?
Vender uma casa pode ser um processo desafiante. Exige preparação documental, estratégia e, sobretudo, segurança jurídica. Mas quando o imóvel está ocupado ilegalmente, o risco da transação é muito mais alto: um conflito entre o direito formal do proprietário e a realidade material de quem, sem legitimidade, se instalou ou permaneceu ilegitimamente no imóvel. Este fenómeno dos chamados okupas, em Espanha, e inquiocupas, em Portugal, aparece como um dos maiores atentados ao direito de propriedade que temos vindo a testemunhar nos últimos anos e tem consequências no mercado imobiliário. Fica a saber tudo sobre este assunto neste artigo escrito* com fundamento jurídico.
Desocupação de casas usadas ilegalmente vai continuar "até ao fim"
O ministro da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta segunda-feira, 9 de maio de 2022, que a desocupação de casas do Estado usadas ilegalmente vai continuar "com muito afinco até ao fim", em respeito pela lei e por quem espera há anos por uma habitação.
90% das casas junto à costa estão desocupadas
Nos últimos 50 anos, a urbanização dos terrenos junto à orla costeira portuguesa aumentou mais de 300%. A população quase duplicou, mas há casas a mais: pelo menos uma em cada dez está atualmente desocupada. Em causa estão dados de um estudo que é apresentado esta quarta-feira (dia 2) em Lisboa, realizado no âmbito do projeto Change, que analisou os impactos sociais e ambientais das alterações climáticas nas zonas costeiras em Portugal.
espanha tem 3,4 milhões de casas vazias
a 1 de novembro de 2011 existiam em espanha 3.443.365 habitações vazias.