Comentários: 0
Prémio Valmor distingue requalificação de escolas e de um edifício de habitação

A requalificação de três escolas, pela empresa Parque Escolar, e a alteração de um edifício de habitação na Calçada do Combro, projetada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, venceram o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa.

A entrega dos prémios, referentes aos anos de 2010, 2011 e 2012, realizou-se dia 12, numa cerimónia presidida pelo presidente da autarquia António Costa. Ao todo, a júri avaliou 572 obras, tendo decidido atribuir quatro prémios e oito menções honrosas.

Segundo o Público, relativamente ao ano de 2010, foi premiada a “alteração de um edifício de habitação”, situado na Calçada do Combro, projetada por Carrilho da Graça. Na memória descritiva, o arquiteto explicou que a obra abrangeu dois prédios distintos (um na calçada e outro na Travessa Condessa do Rio) que eram contíguos e se encontravam “interligados funcionalmente”, que passaram a constituir “uma só unidade orgânica e funcional, com características morfológicas e construtivas comuns”.

Em relação a 2010, foram ainda atribuídas duas menções honrosas: uma à requalificação da Escola Básica e Secundária de Passos Manuel, da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, e outra à ampliação de um edifício de habitação na Calçada do Galvão, da autoria de Manuel Aires Mateus.

Quanto ao ano seguinte, o júri distinguiu a requalificação, pela Parque Escolar, de duas escolas secundárias com 3º ciclo e de uma escola básica. Os estabelecimentos premiados foram as escolas Vergílio Ferreira (Atelier Central), em Carnide, Rainha D. Leonor (Atelier dos Remédios), em Alvalade, e Francisco Arruda (arquiteto José Simões Neves), em Alcântara. 

Outros quatro projetos receberam menções honrosas: a alteração de um edifício de habitação na Rua de São Bento (da autoria de Sara Oliveira Ribeiro), a Fundação Champalimaud (João Pedro Fernandes Abreu e Paulo Daniel Amorim Teixeira), a expansão do Oceanário de Lisboa (Pedro Campos da Costa) e a Escola Secundária António Damásio (Manuel Taínha).

Por fim, em relação a 2012, o júri não atribuiu o prémio e foram apenas distinguidas com menções honrosas a construção de um edifício de habitação na Rua Conde das Antas, da autoria de Samuel Ruiz Torres de Carvalho, e a ampliação de um edifício de habitação na Rua Rosa Araújo, da autoria de Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus.

O Prémio Valmor é atribuído desde 1902 (na sequência de indicações deixadas no testamento do último visconde de Valmor, Fausto Queiroz Guedes), ano em que foi distinguido o Palácio Lima Mayer, na Avenida da Liberdade. Em 1982 este galardão foi associado ao Prémio Municipal de Arquitetura e 11 anos depois o regulamento foi reformulado, para passar a incluir a área de arquitetura paisagista.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade