Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Prémios de arquitetura

Últimas notícias sobre "Prémios de arquitetura" publicadas em idealista.pt/news

Arquitetas irlandesas vencem Pritzker 2020: é a primeira vez que uma dupla de mulheres é galardoada

As irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, fundadoras do atelier Grafton Architects, são as vencedoras do Prémio Pritzker 2020, o mais importante galardão da arquitetuta mundial – considerado o Nobel da arquitetura. É a primeira vez que a Fundação Hyatt distingue uma dupla de mulheres. São também as primeiras personalidades irlandesas a receber o prémio.

Notícia sobre:

Souto Moura ganha Prémio Arquitetura do Douro com Central Hidroelétrica do Tua

O arquiteto português Eduardo Souto Moura venceu o Prémio de Arquitetura do Douro com a obra da Central Hidroelétrica do Tua, que ficou quase integralmente subterrânea para harmonizar a edificação com a paisagem do Douro Património da Humanidade.

Notícia sobre:

Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 abertas até dia 7 de fevereiro

O período de candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) 2020 já está aberto, podendo os interessados increverem-se até dia 7 de fevereiro de 2020. Os vencedores serão conhecidos em maio, numa cerimónia que se realizará no Porto, a primeira cidade a acolher esta iniciativa na sua edição inaugural, em 2013. 

Notícia sobre:

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O conceituado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, já condecorado com o Prémio Pritzker, em 1992, recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Academia de Belas-Artes francesa, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35.000 euros.

Notícia sobre:
Londres, Reino Unido

Estes incríveis edifícios estão na corrida ao título de melhor do mundo

Notícia sobre:
Um dos projetos vencedores na categoria Conceitos - Plus - Arquitetura + Cor

Prémios Architizer 2019: os quatro projetos de arquitetura portugueses vencedores

Notícia sobre:

Souto Moura vence prémio da Academia Americana de Artes e Letras

Eduardo Souto de Moura venceu o Prémio Arnold W. Brunner de 2019, da Academia Americana de Artes e Letras, pela sua “contribuição significativa para a arquitetura”. O arquiteto português foi o escolhido entre 33 nomeados.

Notícia sobre:
Getty/MITSUMASA/HISAO SUZUKI/idealista

Arata Isozaki vence Pritzker 2019: assim são as suas obras (e as casas que estão à venda no idealista)

O japonês Arata Isozaki venceu o Prémio Pritzker 2019, o mais importante galardão da arquitetura mundial. Tem 87 anos e foi uma das figuras-chave da arquitetura na última metade do século XX, tendo agora visto o seu trabalho ser recompensado.

Notícia sobre:
João Morgado via Público

“Casa Ourém”: uma casa portuguesa (e premiada) que podia ter sido desenhada por uma criança

O que acontece se pedirmos a uma criança para desenhar uma casa? Acontece mais ou menos isto: uma casa “construída” com cinco linhas, ou como quem diz com um quadrado e um triângulo. Foi assim que o arquiteto Filipe Saraiva decidiu desenhar a sua casa própria – como se fosse uma criança. O resultado (incrível) valeu-lhe um prémio. A “Casa Ourém” venceu o International Architecture Awards 2018.
Notícia sobre:
Casa das Histórias Paula Rego,um projeto reconhecido do arquiteto português / Wikimedia commons

Eduardo Souto de Moura vence Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura recebeu um Leão de Ouro, a distinção máxima da Bienal de Arquitetura de Veneza – mostra internacional este ano dedicada ao tema “espaço livre”. Para Souto de Moura este prémio é "o reconhecimento do valor e do nível da arquitetura portuguesa".

Notícia sobre: