A maior mesquita de Portugal está finalmente em obras. Finalmente porque as mesmas estão previstas há 30 anos. Os trabalhos arrancaram em junho e tal só aconteceu graças à doação de uma família milionária da Arábia Saudita. Os Al–Muhaidib, que lideram o grupo empresarial com o mesmo nome, entregaram este ano 500 mil euros à comunidade muçulmana de Lisboa para que as obras pudessem avançar.
Segundo o SOL, as doações desta família vão permitir finalmente concluir o projeto do principal templo muçulmano português, que foi inaugurado em 1985. De referir ainda que a União das Câmaras Empresariais da Turquia (Tobb) também doou 364 mil euros para as obras, já que os trabalhos a realizar no interior do edifício estão avaliados em mais de 800 mil euros.
A publicação escreve que as verbas foram entregues em fevereiro à comunidade muçulmana de Lisboa e que as obras começaram em junho. Serão construídos, por exemplo, um pátio, um ginásio e um enorme salão de festas e de conferências com 700 m2.
“Esta é uma obra importante para a comunidade, que finalmente tem a sua mesquita totalmente construída”, adiantou Abdool Vakil, líder da comunidade muçulmana de Lisboa, acrescentando que o templo começou a ser erguido com doações de entidades de vários países islâmicos, mas que nunca foi acabado.
Ao longo dos últimos anos, as melhorias do interior da mesquita, situada em terrenos cedidos, por 99 anos, pela Câmara Municipal de Lisboa, foram sendo realizadas ao ritmo das contribuições de muçulmanos: “Até ao final do ano espero finalmente ter as obras na mesquita concluídas, que parecem as de Santa Engrácia”, disse Abdool Vakil.
Para poder comentar deves entrar na tua conta