Comentários: 0
Porto: Baixa e centro histórico em vias de desertificação voltam a ganhar vida com novos moradores
GTRES

Depois de décadas a perder habitantes, a Baixa e o centro histórico do Porto ganharam uma nova vida à boleia da "movida" e do turismo. E estes fatores também estão a atrair cada vez mais habitantes.

Numa primeira fase foram os jovens solteiros, estudantes ou em início de vida profissional, escreve o Jornal de Notícias. Mas, aos poucos, as famílias também estão a ficar seduzidas com o novo brilho das casas na Baixa do Porto e a tendência de desertificação da Zona História está a mudar.

As estatísticas das últimas décadas revelam um autêntico êxodo demográfico da Invicta. Em 30 anos, o Porto perdeu mais de um quarto da sua população, passando de 327 mil habitantes em 1981 para 237 mil em 2011, diz o jornal.

Mais: além de perder habitantes, os que iam ficando no Porto eram cada vez mais velhos: em 2011, 23,4% da população tinha mais de 65 anos. 850 pedidos de obras

A recente dinâmica da Baixa parece estar a ser a alavanca que a cidade precisava. E, apesar de ainda não haver estatísticas com dados oficiais, tudo indica segundo o JN que a desertificação galopante já foi travada e que o centro está efetivamente a ganhar uma nova vida.

Ainda há dias, a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Porto Vivo revelou que desde o início do ano recebeu 850 pedidos de licenciamento de obras (grande parte relativas a habitação), o que significa um crescimento de 70% em relação ao ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta