A Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) apresenta amanhã (dia 24) a primeira casa construída com o Sistema Gomos, que resulta de uma investigação financiada por 18 empresas desses municípios e permite a montagem modular de casas em menos de duas semanas.
Segundo o presidente da AECA, Bruno Teixeira, o projeto surgiu em 2013 quando diferentes empresários de Arouca – incluindo o próprio, que é administrador da empresa de prefabricados em betão Farcimar – decidiram criar um expositor para feiras que servisse de montra de todos os produtos fabricados no município. “Pensámos logo que não nos devíamos ficar pelos stands e fizemos um estudo de mercado para saber se valia a pena desenvolver um novo sistema construtivo em que pudéssemos aplicar os produtos das nossas empresas”, disse, citado pela Lusa. “Foi assim que percebemos que estava a faltar no mercado uma casa de baixo custo que fosse fácil de transportar e que se pudesse montar rapidamente”, acrescentou.
A primeira casa construída com o Sistema Gomus demorou cerca de três meses a ser criada em fábrica e depois foi montada em apenas três dias, graças a uma série de módulos – os gomos – cuja dimensão máxima individual não ultrapassa os 5.90 metros por 2.35. “Os nossos principais objetivos eram facilidade de transporte, rapidez de montagem e custos controlados, sem surpresas no final da obra”, disse Bruno Teixeira.
O responsável revelou que se conseguiu “criar uma ecocasa que, seja T1 ou T4, demora três a quatro meses a ser criada na fábrica e depois leva no máximo duas semanas a ser montada no terreno”.
No que diz respeito a preços, o valor base é de 50.000 euros + IVA por uma residência T1 “com padrão de qualidade médio a alto”. O orçamento final e os prazos dependem, no entanto, das especificações do cliente. “Consoante o que ele escolher a nível de painéis solares, revestimentos, pinturas, pavimentos, caixilharias ou mobiliário fixo como o das cozinhas, que já vêm montadas”, explicou o presidente da AECA.
De acordo com a Lusa, as primeiras três ecocasas construídas com o Sistema Gomos foram adquiridas pela Câmara Municipal de Arouca, que amanhã (dia 25) abre ao público as portas da primeira dessas moradias, já instalada na Quinta do Serrado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta