
Quase metade (46%) das casas vendidas no concelho do Porto, entre abril do ano passado e março deste ano, localizam-se na União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, composta por Santo Ildefonso, Cedofeita, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória. Em causa estão imóveis localizados entre a Baixa e a Ribeira.
Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia em dados do Sistema de Informação Residencial (SIR), o preço médio das transações na zona referida foi de 1.481 euros por m2, um valor superior face ao valor médio do concelho (1.321 euros por m2). E mais: é pouco inferior ao valor médio da zona mais cara da Invicta (Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde), que é de 1.839 euros por m2.
Já a segunda zona com mais imóveis transacionados no Porto (15%) no período em análise foi a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos. Em média, uma casa nesta zona custa 1.150 euros por m2. Segue-se a freguesia de Ramalde, com 12% de quota e preços médios de 1.200 euros por m2.
Depois do Porto, os concelhos de Gaia e Matosinhos foram os mais procurados na área metropolitana, com quotas de 16% e 12%, respetivamente, escreve a publicação.Quanto a preços médios, rondaram os 1.074 euros por m2 em Matosinhos e os 859 euros por m2 em Gaia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta