Terreno para construção

Projeto residencial de grande escala arranca no Porto no final de 2026

A zona do Amial, no Porto, prepara-se para receber um megaprojeto residencial. Atualmente em fase de planeamento e conceção, este projeto apenas deverá arrancar no último trimestre de 2026. Está prevista a construção de mais de 400 fogos habitacionais, com diversas tipologias, numa área de cerca de 33.000 metros quadrados (m2). Este empreendimento representa um investimento de mais de 140 milhões de euros e é destinado, principalmente, a famílias, jovens profissionais e residentes locais de longa duração.
Habitação é tema dominante nas eleições autárquicas

Autárquicas: tudo em aberto em Lisboa e Porto e habitação marcou agenda

Os portugueses vão às urnas este domingo (12 de outubro de 2025), tendo a campanha para as eleições autárquicas, que começou a 30 de setembro e termina esta sexta-feira, sido marcada por temas relacionados com o setor da habitação, sobretudo nas duas maiores autarquias do país: Lisboa e Porto. A necessidade de aumentar a oferta de casas está, de resto, na ordem do dia, tal como fica evidente na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026). Voltando às autárquicas, em Lisboa e Porto as sondagens apontam para empates técnicos entre os principais candidatos.
Porto

Porto investe 3 milhões em habitações a custos controlados no centro

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, lançou terça-feira, dia 9 de setembro de 2025, um concurso público de três milhões de euros para a construção de fogos a “custos controlados” no já existente complexo habitacional na Rua das Carvalheiras, no Centro Histórico. De acordo com o programa do procedimento da “Expansão do Conjunto Habitacional de Custos Controlados na Rua das Carvalheiras”, a empreitada envolve a construção de dois edifícios de três pisos e com seis fogos cada um.
Fernão de Magalhães 127

Condomínio sustentável e contemporâneo chega ao centro do Porto

Está a nascer um novo condomínio no coração da cidade do Porto. Chama-se Fernão de Magalhães 127 e é o mais recente projeto residencial da Avenue, com apartamentos de tipologia T0 a T3+1, todos com varanda e estacionamento privativo, enquanto alguns contam também com terraços generosos, equipados com piscina ou jacuzzi.
Novas casas no Porto

Siza Vieira assina projeto no Porto com casas, serviços e jardim

O arquiteto Álvaro Siza Vieira apresentou esta quarta-feira, dia 16 de julho, um projeto de loteamento para a Avenida da Ponte, no Porto, para onde desenhou habitação, edifícios para serviços culturais, um grande jardim, uma praça e um miradouro.Na apresentação realizada esta quarta-feira no edifíci
Casas no Porto

Executivo da Câmara do Porto aprova Carta Municipal de Habitação

O executivo da Câmara do Porto aprovou, com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção da CDU, a aprovação da Carta Municipal de Habitação (CMH), após esta ter recebido quatro participações em consulta pública. A CMH é o instrumento de planeamento e ordenamento territorial em matéria de habitação e a sua aprovação segue agora para votação na Assembleia Municipal.

Edifício histórico no Porto convertido em novo empreendimento de luxo

O empreendimento Fernandes Thomaz, em pleno centro da Cidade Invicta, nasce depois da reabilitação total de um edifício histórico. Situado na Rua de Fernandes Tomás, no nº 797, este edifício combina o charme da arquitetura tradicional, tendo sido preservada a sua fachada exterior e os traços históricos interiores, com os acabamentos mais modernos e de topo, proporcionando comodidade aos futuros moradores.
Empreendimento Nomad Eden

Projeto residencial de luxo traz 43 apartamentos à Foz do Porto

É com vistas deslumbrantes sobre o mar e uma arquitetura contemporânea de linhas horizontais que acaba de chegar ao Porto o novo empreendimento Nomad Eden. Trata-se de um projeto residencial premium composto por 43 apartamentos de áreas bastante generosas, entre 126 e 681 metros quadrados (m2), e diversas tipologias que vão desde T1 até a luxuosas sky villas T5.
Molhe da Montevideu

Molhe da Montevideu: o novo condomínio fechado da Foz do Douro

É na Foz do Douro, no município do Porto, que está a nascer o empreendimento Molhe da Montevideu. Trata-se de um condomínio fechado com 17 apartamentos, de tipologias entre T1 a T3 duplex, projetados cuidadosamente de forma a garantir funcionalidade, privacidade e conforto aos residentes.

Casas novas no Porto: arranca construção da 2ª fase do Antas Atrium

Luz verde para a construção da segunda fase do megaempreendimento residencial Antas Atrium, no Porto, um condomínio residencial privado que está a nascer no local antes ocupado pelo Estádio das Antas, num terreno que esteve abandonado mais de 20 anos. Terá 168 apartamentos (a segunda fase) e os trabalhos estarão concluídos no final do primeiro trimestre de 2027, representando um investimento total de 55 milhões de euros.