Comentários: 0
Bairro da EDP em Gaia vai ser reabilitado para alojar famílias de classe média
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente Câmara Municipal de Gaia

Localizado junto à barragem Crestuma/Lever, Vila Nova de Gaia, o bairro da EDP vai ser requalificado e colocado no mercado de venda e arrendamento para famílias de classe média. Em causa está um aglomerado de 46 casas térreas que serviu para alojar os trabalhadores da barragem, atualmente devoluto, acelerando a sua degradação.

A EDP, segundo conta a Lusa, vai ceder o bairro à Associação de Solidariedade Social de Lever que, em parceria com a câmara de Vila Nova de Gaia, que terá de requalificar o empreendimento, somando às habitações um lar para a Terceira Idade.

"A cedência é gratuita, mas esta é uma daquelas prendas caras porque implica investimento. O bairro vai destinar-se a classe média, àquelas famílias que hoje em dia têm dificuldade em encaixar-se em qualquer medida de apoio à habitação", disse o autarca Eduardo Vítor Rodrigues em declarações à agência de notícias.

Sem adiantar prazos ou valores de investimento, o presidente da Câmara de Gaia estima que "que 60% do espaço seja para arrendamento e 40% para venda".

Avenida da República em Gaia entra em obras em 2019

Os canais de transportes públicos da Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, vão ser requalificados em 2019, num investimento a rondar os 1,2 milhões de euros, no âmbito do Plano de Urbanização dessa avenida.

"A ideia é criar na Avenida da República um novo eixo de centralidade urbana, mas que seja crescentemente menos automóvel e mais pessoas. Para isso temos de ter corredores de transporte público eficientes para além do metro", explicou o mesmo responsável à Lusa.

"O projecto integra o reperfilamento da avenida, colocação de cobertura em algumas zonas para embarque e desembarque e compatibilização com o metro. Não faz sentido ter autocarros a subir e a descer a competir com o metro. Vamos fazer racionalização da oferta", argumentou o autarca.

O executivo de Eduardo Vítor Rodrigues anunciou também a criação de um transporte fluvial que fará a ligação entre Crestuma e o cais de Gaia, um investimento de dois milhões de euros (um por cada autocarro anfíbio). 

O concurso para a concessão deste transporte vai ser lançado entre janeiro e fevereiro do próximo ano e deverá estar no terreno até 2020. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas
Publicidade