O ‘Project Art Works' é um coletivo de artistas neurodiversos e foi nomeado para o Turner Prize 2021, um dos mais importantes no Reino Unido.
Comentários: 0
Mercado da arte começa a abraçar artistas neurodiversos, mas ainda há muitas barreiras
https://projectartworks.org/project-art-works-asks-how-we-make-neurodiverse-artists-more-visible/ Créditos: Project Art Works

O mercado da arte está a dar novos passos para o reconhecimento e integração dos artistas neurodiversos e deficientes. Este ano, por exemplo, entre os cinco nomeados para o Turner Prize 2021 – um dos mais importante do Reino Unido  –, está um coletivo chamado ‘Project Art Works,’ que trabalha com esse tipo de arte.

Tal como escreve o Jornal Expresso, o conceito de “neurodiverso” abarca desordens variadas, “desde aquelas que se encontram nalgum ponto do espectro do autismo até à dislexia, a hiperatividade e os défices de atenção”.

Recentemente, foi criada uma plataforma online (Art et Al) dedicada a galerias e outras instituições que lidam com esses artistas que, apesar de tudo, continuam a enfrentar vários obstáculos. Desde não serem levados a sério, até às dificuldades em aceder a comissões públicas e/ou ficarem sujeitos a exploração e abuso por parte de agentes do mercado.

Há quem não tenha sequer dinheiro para pagar as taxas de candidatura ou capacidade de preencher os formulários necessários. Segundo a diretora de uma galeria de Manchester, citada pela publicação, estes artistas continuam a ter de lidar com uma “barreira maciça”.

Vídeo do coletivo 'Project Art Works':

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta