
PRR tem 35 milhões para tornar ruas e prédios acessíveis a deficientes
Até final de maio, os municípios do continente podem candidatar-se aos dois avisos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que destinam 25 milhões de euros para obras de melhoria da acessibilidade de pessoas com dificuldades de mobilidade a espaços públicos e outros 10 milhões para intervenções com o mesmo objetivo em edifícios municipais ou do Estado central. Um investimento de salutar, mas que peca por escasso, segundo a Associação Salvador e a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Mercado da arte começa a abraçar artistas neurodiversos, mas ainda há muitas barreiras
O mercado da arte está a dar novos passos para o reconhecimento e integração dos artistas neurodiversos e deficientes.

Quais as condições especiais de crédito à habitação para pessoas com deficiência?
As regras aplicáveis aos empréstimos para a compra de casa para pessoas com necessidades especiais prevêem a aplicação de uma taxa de juro bonificada, desde que preenchidas as condições de acesso ao regime.

O destino mais acessível do mundo? Portugal ganha reconhecimento da OMT
Pela primeira vez, a Organização Mundial do Turismo (OMT) atribuiu a distinção do destino no mundo que melhor promove as acessibilidades para pessoas com deficiência e Portugal foi o único país a conseguir o galardão, concedido em parceria com a Fundação ONCE. A distinção foi entregue esta quarta-feira durante a 23.ª assembleia-geral da OMT, em São Petersburgo, na Rússia.

Famílias com problemas de mobilidade vão ter novos apoios à habitação
As famílias com problemas de mobilidade vão contar com novas ajudas no acesso à habitação. A promessa foi feita pela secretária de Estado da Habitação, no Parlamento. No âmbito a discussão na especialidade da proposta de OE2019, declarou que o programa "1.º Direito está disponível para todas as famílias, incluindo pessoas que vivem em fogos inadequados às famílias, por questões de mobilidade".
... E garantir a renovação de contratos para idosos e deficientes
Os inquilinos com 65 ou mais anos e as pessoas portadoras de deficiência superior a 60% vão ter direito à renovação garantida dos contratos de arrendamento. As rendas podem, ainda assim, sofrer atualizações. A quem não tiver dinheiro para pagar será atribuído um subsídio de renda.
Novo apoio de 264 euros para pessoas com deficiência igual ou superior a 80%
Todas as pessoas com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 80% vão passar a receber uma Prestação Social para a Inclusão (PSI), com uma componente base de 264 euros. O novo apoio, aprovado esta quinta-feira pelo Governo, entrará já em vigor já este ano, podendo ser requerida a partir de 1 de outubro.

Novas regras do crédito à habitação para deficientes entram em vigor a 1 de janeiro
O valor máximo que as pessoas com deficiência podem pedir de empréstimo através de crédito bonificado à habitação é de 190 mil euros, não podendo ultrapassar 90% do valor total da habitação, do custo das obras de conservação ou das obras de beneficiação. Em causa está o novo regime de concessão de crédito à habitação, que entra em vigor a 1 de janeiro.

PSD, CDS e BE fazem proposta conjunta para alterar regras do crédito à habitação para deficientes
As pessoas com grau de deficiência igual ou superior a 60% podem vir a ter mais facilidades para obter um crédito à habitação. Em causa está uma proposta conjunta do PSD, CDS e BE para melhorar as regras de acesso a estes empréstimos, que será votada no último plenário antes das férias de verão, agendado para dia 25 deste mês.

Deputados debatem hoje alterações ao crédito à habitação para deficientes
Os partidos da maioria parlamentar, PSD e CDS, apresentam hoje (dia 14) na Assembleia da República dois projetos de lei que visam alterar as regras do crédito à habitação para deficientes – pessoas maiores de 18 anos e com grau de incapacidade de pelo menos 60%. Os mesmos devem descer, sem votação, à comissão de especialidade, onde se encontra uma proposta do BE sobre a mesma matéria.

Seguradoras dificultam acesso de deficientes ao crédito à habitação
Para terem acesso ao regime de crédito à habitação para deficientes, os clientes são obrigados a subscrever seguros de vida.

edifícios públicos chumbam nas acessibilidades para deficientes
a associação portuguesa para a defesa dos consumidores (deco) chumbou a maioria dos edifícios públicos que investigou anonimamente.
governo financia obras para adaptar casas de deficientes
o governo apresentou um programa com 133 medidas para melhorar a vida das pessoas com deficiência. uma dessas medidas vai permitir que possam fazer obras nas áreas comuns dos prédios onde vivem sem que seja necessária a autorização de todos os condóminos.
deficientes discriminados na hora de comprar casa
há quem pague mais de seguro de vida que de prestação de casa, alerta miguel coelho responsável pela área dos assuntos judiciários na porvedoria da justiçaEm declarações ao diário de notícias o responsável afirma que as pessoas com defeciência vêem a bonificação a que têem direito no crédito à