O Halloween está a chegar – celebra-se a 31 de outubro – e há histórias da vida real que impressionam, mesmo os mais céticos.
Comentários: 0
Halloween está a chegar, celebra-se a 31 de outubro
GTRES

Com o Halloween a chegar, vale a pena tratar do assunto/problema das casas “com carga”, ou seja, onde há espíritos, as casas que também são chamadas de assombradas, possuídas, etc. Isto soa a um filme de ficção? Bem, não te esqueças de que a realidade muitas vezes excede as narrativas de qualquer filme de Hollywood. Basta perguntar a alguém se já teve experiências "estranhas" em casa, aquelas inclassificáveis e que dão más vibrações.

Testemunhos impressionantes

Primeiro testemunho: David G., 45 anos. Diz que em sua casa algumas coisas mudaram de lugar, aparecendo do lado oposto ao que estavam sem que ninguém as tivesse mudado. Além disso, conta que ele e irmã sentiram, durante muitos anos, o cheiro do perfume do avô, já depois de ter morrido. “Além disso, quando íamos para a cidade, para a casa que pertencera ao meu avô, assim que entrávamos tínhamos o hábito de cumprimentá-lo, embora ele já estivesse ausente. A bengala ficou no cabide e nunca a deitámos fora e mais de uma vez o vimos mover-se de um lado para o outro, à medida que íamos entrando em casa, sem que houvesse uma corrente de ar”, explica, mostrando-nos o braço com os pelos eriçados. Ele reconhece que isso aconteceu com alguma assiduidade, mas desde que sua avó faleceu não voltou a suceder.

Como saber se há um espírito em tua casa? A primeira coisa que notarás é a sensação de que não estás sozinho: “Sentes que há algo mais em casa, mas não consegues identificar, dependendo do tipo de energia que habita. Pode haver espíritos que causam desconforto ou, pelo contrário, pode haver diferentes sinais: cheiro de flores, sensação de frio, cheiro de podre, troca de lugar de objetos, bocejos constantes, desconforto durante o dia ou durante o sono, ruídos sem qualquer fenómeno aparente que os possa causar, dor de cabeça…”, comenta Victoria Braojos, médium e fundadora da La Orden de Ayala, em Espanha.

Casas assombradas, sim ou não?
Foto de Александар Цветановић no Pexels

Mas existe alguma maneira de saber se esse espírito é bom ou mau? “Eu não diria muito se é bom ou mau, mas sim se é incómodo ou não. Existem espíritos de todos os tipos: ativos, calmos, histéricos, pacíficos, felizes, agressivos, abusivos, que gostam de família, que não gostam... O problema é perceber se essa energia que habita nos faz sentir desconfortáveis”. 

Vamos imaginar que essa presença nos incomoda, que opções temos? “Basicamente três: sair daquele lugar, tentar fazer aquele espírito ir para outro lugar, e até ajudá-lo na sua evolução (adaptação/cura), ou aprender a conviver com ele”. E isso, como é que se faz? É como lidar com um colega de quarto com quem não há empatia: pactuando e negociando, não há outra forma. A partir dessa conversa (que deve ser dirigida por um médium profissional), tenta-se resolver o problema. Às vezes há espíritos atormentados num lugar que não entendem por que estão ali ou naquela situação, e por vezes basta uma conversa. Em outros casos há que tomar medidas “mais drásticas", esclarece Braojos.

Essas medidas seriam, por exemplo, os rituais de expulsão de entidades ou espíritos incómodos: “Geralmente são feitos no lugar mais central da casa ou onde há mais atividade, onde se sinta mais a sua presença. Ali é colocada uma mesa com uma toalha branca, um espelho, um copo de água, uma vela branca e flores. E começa o ritual”, afirma. Para veres um desses rituais clica neste link.

Espíritos protetores...

Segundo testemunho: Tania, 31 anos. Diz ter sentido a presença de espíritos desde criança. Tudo começou quando tinha seis anos, quando viu outra menina da sua idade na casa da mãe: "A minha mãe não acreditou em mim no início, depois, com o passar dos anos, sim". Aquela menina acompanhou-a em todas as fases da vida e em diferentes casas: “Nunca me diz o seu nome, acredito que é o anjo da guarda da minha mãe, que diz estar aqui para proteger a minha mãe, acho que foi uma filha que minha mãe teve noutra vida”, revela.

Espíritos e bruxarias em tempos de Halloween
Foto de Aidan Roof no Pexels

A menina não criou quaisquer problemas ao longo dos anos, “mas quando me mudei para dividir um apartamento com amigos em Vicálvaro (Madrid) vi na casa um homem, muito robusto, enorme”. “Seguia-me por todo o lado, incomodava-me muito. E à noite atacou-me, senti que me estava a afogar. Aconteceu também com um colega, por isso mudámos de casa. Felizmente o espírito estava ancorado naquela casa e não veio connosco”, explica.

Amuletos para proteger a casa de espíritos malignos

Há algo que se possa usar para proteger casa? Sim, existem diferentes opções: "Pode ser um espelho em frente à porta de entrada da casa, sal com especiarias nos cantos da casa... Em Espanha, durante vários dias antes do dia dos mortos, são colocadas lâmpadas nas almas (que geralmente são esses espíritos perdidos) para que encontrem a paz e saiam do ‘limbo’ onde se encontram”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade