
A psicologia por detrás das limpezas mostra-nos que arrumar e organizar nos deixa mais felizes. Seja porque razão for, há momentos em que os espaços parecem acumular não só pó, como más energias. Sendo mais ou menos crente, ou simplesmente cético, certo é que o equilíbrio que sentimos dentro de casa é fundamental para o nosso bem-estar físico ou emocional. A pensar nisso, deixamos-te algumas ideias sobre o poder de defumar a casa: para alguns, esta pode ser uma boa forma de aliviar os ambientes.
Recorde-se que a defumação é um ritual ancestral de queimar ervas para limpar ambientes, utilizado em diversas culturas e religiões e até em cerimónias, como casamentos ou batizados. Para defumar a casa é importante escolher a ervas, que devem estar secas, e queimá-las como o incenso – hoje em dia há essências já prontas a utilizar. Se a ideia for fazer uma limpeza energética e purificar os ambientes, a casa deve ser defumada de dentro para fora, e as cinzas devem ser deitadas no lixo logo de seguida.

As ervas devem ser escolhidas não só pelo perfume que possuem, mas, principalmente, pela função espiritual de cada uma. Eis alguns tipos de ervas e para que servem:
- Sálvia: limpa energeticamente os ambientes, traz sabedoria e maturidade;
- Alecrim: defesa do mau olhado e inveja; traz energia, confiança, positividade;
- Arruda: proteção energética, afasta o mau olhado e desfaz feitiços;
- Hortelã: deixa os ambientes mais leves e descontraídos;
- Beladona: limpeza de ambientes;
- Cardo santo: defesa, quebra do mau olhado;
- Alfazema: limpeza energética; traz calma e harmoniza ambientes;
- Eucalipto: afasta energias negativas;
- Louro: atrai a energia da abundância;
- Rosa-branca: traz paz e harmonia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta