Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

“O Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa”

Anne-Sophie Tellier, que no final de 2020 lançou a SLO Feng Shui, fala ao idealista/news sobre a importância desta filosofia milenar.

Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa
Anne-Sophie Tellier (à direita), criou e fundou a SLO Feng Shui no final de 2020 / Anne-Sophie Tellier
Autor: Leonor Santos

“O Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa, a abrir a nossa consciência sobre alguns bloqueios e fornecer ajustes energéticos para criar uma nova dinâmica de vida mais leve e mais harmoniosa”. Para Anne-Sophie Tellier, que no final de 2020 lançou a SLO Feng Shui, não há dúvidas de que o Feng Shui pode ajudar-nos a viver melhor. “O princípio base do Feng Shui é perceber que a casa é o reflexo de quem somos, reflete o nosso ser íntimo. Então cuidar da sua casa é realmente cuidar de si mesmo”, conta, em entrevista ao idealista/news.

Segundo se pode ler no folheto de apresentação da empresa, a SLO Feng Shui presta um serviço inovador para casas e espaços de trabalho, que desmistifica a arte chinesa ancestral adaptando-a aos tempos modernos. E assim nasce a SLO Feng Shui, do desejo de criar espaços harmoniosos e adaptados às necessidades de cada um, respeitando o mundo que nos rodeia.

Anne-Sophie Tellier, na entrevista que concedeu por escrito e que pode ser lida em baixo na íntegra, considera que “a pandemia ajudou a tomar consciência da importância de se sentir bem em casa”. A especialista em Feng Shui, que antes de “aterrar” em Portugal trabalhou para marcas de relojoaria e joalharia em Paris (França) e na Cidade do México, revela ainda alguns segredos a ter com e na casa, como por exemplo mantê-la “limpa e arrumada, para que uma boa energia possa circular”. 

Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa
Anne-Sophie Tellier

Quando e como nasceu a SLO Feng Shui?

Sou licenciada em design de interior e sempre gostei de trabalhar com casas, decoração e objetos. Iniciei vários projetos de decoração, mas rapidamente senti a necessidade de dar mais sentido aos meus projetos através do Feng Shui. Em 2019, decidi completar a minha formação estudando a arte ancestral em Paris (França), na Escola Francesa de Feng Shui. No final de 2020, lancei a SLO, defendendo uma abordagem atual e espiritual do Feng Shui. 

Qual o grande objetivo deste projeto? Qual é a sua abordagem?

A SLO Feng Shui nasceu do desejo de criar espaços harmoniosos adaptados às necessidades de cada um e respeitando o mundo que nos rodeia. Apesar do Feng Shui ser uma filosofia milenar, a minha abordagem é atual, moderna e responsável. Proponho soluções ajustadas à vida das pessoas, à decoração contemporânea, à beleza e à responsabilidade no consumo, mas também um Feng Shui terapêutico, mas íntimo e profundo.

Um ano de pandemia e muita coisa mudou. Como é que o Feng Shui pode ajudar-nos a viver melhor?

O Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa, a abrir a nossa consciência sobre alguns bloqueios e fornecer ajustes energéticos para criar uma nova dinâmica de vida mais leve e mais harmoniosa.

"Proponho soluções ajustadas à vida das pessoas, à decoração contemporânea, à beleza e à responsabilidade no consumo, mas também um Feng Shui terapêutico, mas íntimo e profundo"

As casas passaram a ser o centro das nossas vidas. Passámos a tratá-las melhor?

A pandemia ajudou a tomar consciência da importância de se sentir bem em casa. O princípio base do Feng Shui é perceber que a casa é o reflexo de quem somos, reflete o nosso ser íntimo. Então cuidar da sua casa é realmente cuidar de si mesmo. 

Quais são os erros mais frequentes?

Erro 1: ter uma casa desarrumada. É muito importante que a casa esteja limpa e arrumada, para que uma boa energia possa circular.

Erro 2: colocar o escritório em frente a uma parede. Para ter mais visão, projeção e inspiração no trabalho é sempre melhor ter um espaço livre e inspirador à frente. 

Erro 3: colocar catos e flores secas. No Feng Shui gostamos de celebrar a vitalidade e a abundância com flores frescas e plantas com folhas arredondadas. 

Feng Shui ajuda a melhorar a energia da casa
Anne-Sophie Tellier

Que regras básicas é que podemos aplicar para viver melhor em casa?

  1. Cuidar da casa;
  2. Limpar, arrumar e ventilar a casa regularmente;
  3. Não obstruir a entrada;
  4. Não colocar espelhos no quarto;
  5. Usar uma cabeceira para ter mais suportes/apoios;
  6. Não colocar flores secas ou catos. Preferir flores frescas e plantas com folhas arredondadas e em bom estado de saúde;
  7. Não colocar símbolos ou imagens de solidão, tristeza, agressividade ou pobreza;
  8. Não colocar máscaras que materializam as coisas escondidas;
  9. Não colocar representações de morte, como troféus ou animais mortos;
  10. Não dormir de frente para a porta ou com uma casa de banho atrás da cabeça.

O verão é uma boa altura para fazer mudanças? De que coisas é que nos devemos “livrar”?

O verão é a temporada mais Yang do ano, é a temporada do elemento Fogo, do sol e do calor. Essa energia Yang leva-nos a rir, dançar, divertir, comunicar com os outros e amarmo-nos. O verão é a temporada da alegria de viver.

Deixo 5 dicas para colocar o sol e a alegria no interior da casa:

  • Abrir bem as janelas, deixar entrar a luz; 
  • Dar preferência a tons vivos e luminosos, como o amarelo extravagante, o laranja cintilante, o vermelho vivo ou o azul luminoso; 
  • Optar por flores locais e sazonais com tons pop e vitamínicos;
  • Colocar símbolos de alegria, sucesso, dinamismo, calor ou sol;
  • Criar momentos de partilha e convívio com família e amigos. 

"O Feng Shui permite trazer um novo olhar sobre os espaços de trabalho em casa. Além do bem-estar que proporciona, permite melhorar a produtividade, a concentração, a visão e a criatividade de cada pessoa"

A Covid-19 obrigou a alguns reajustes dentro de casa, nomeadamente para teletrabalhar. Como equilibrar os dois mundos?

Com todo o tempo que temos passado em casa ultimamente, é agora ainda mais importante sentir-se bem e difundir novas energias, mais leves e mais harmoniosas para a nossa vida pessoal, mas também profissional. O Feng Shui permite trazer um novo olhar sobre os espaços de trabalho em casa. Além do bem-estar que proporciona, permite melhorar a produtividade, a concentração, a visão e a criatividade de cada pessoa. 

E fora de casa, no exterior (seja para quem tem varandas, ou jardins...), o que é que se pode fazer?

Ter plantas e flores em bom estado de saúde para difundir energias saudáveis.