
O Brasil é um país de encantos. E de exuberância. As suas florestas e selvas não só constituem um dos maiores pulmões do planeta, mas também, em muitos casos, são paisagens paradisíacas nas quais todos gostaríamos de passar alguns dias de relaxamento e descanso. Um dos mais recentes projetos do Atelier Marko Brajovic foi concebido com este objetivo. O seu nome é Casa Proa.
A Casa Proa foi concebida para se encaixar numa das florestas costeiras do Brasil, mas com a particularidade de superá-las em altura. E não é um ditado, é uma realidade, pois, como pode ser visto nas imagens, esta fantástica casa rivaliza com a vegetação luxuriante e muito alta da região, como se fosse a proa de um navio tentando abrir caminho.

A sua construção foi desenvolvida através de um processo criativo inspirado em modulações triangulares em diferentes escalas. Em geral, a planta da cabana tem a forma de um triângulo equilátero e ocupa um terreno localizado na Praia do Rosa, em Paraty. A geometria repetitiva entre a planta, a secção e o sistema de telhado promove uma estratégia estrutural e percetiva, enquanto a arquitetura de madeira organiza um espaço compacto modulado em mais subtriângulos para criar um padrão visual.
A forma que esta fabulosa casa assume é a de uma pirâmide de quatro lados. O arquiteto concluiu que essa geometria fornece uma estrutura mais estável e de preenchimento de espaço: o sistema estrutural básico mais simples da natureza.

Ao organizar os interiores da Casa Proa, Marko Brajovic optou por uma ideia baseada num plano centralizado. O quarto principal ocupa o centro com uma cozinha atrás dele ladeada pela entrada e casa de banho. O terraço da frente abre para fora "como um arco para o mar" e os móveis foram projetados especificamente para a casa.







Para poder comentar deves entrar na tua conta