Nhood e bowhood desenvolvem nova geração de soluções imobiliárias
A Nhood associou-se à bowhood para desenvolver uma nova geração de soluções imobiliárias temporárias, modulares, desmontáveis e reutilizáveis, numa parceria que pretende oferecer soluções ágeis, capazes de responder à evolução dos usos e às exigências ambientais dos territórios.
Casas em madeira e LSF: vantagens aos olhos de quem põe a mão na massa
Foi a própria necessidade que o fez reparar numa lacuna de mercado.
Comprar uma casa pré-fabricada: o que deves saber antes de avançar?
Nos últimos anos, as casas pré-fabricadas têm vindo a ganhar popularidade em Portugal, e não é difícil perceber porquê.
Escola de arquitetura Cabin Fever volta à República Checa este verão
A escola internacional e festival de arquitetura Cabin Fever está de volta este verão a Česká Kamenice, na República Checa. De 23 a 31 de julho de 2025, os estudantes e jovens amantes da arquitetura de todo o mundo são convidados a desenhar e a construir cabanas de madeira.
A Odum desfaz o ceticismo em relação à construção modular em madeira
Lançaram há um ano no mercado as ‘Terra’ – casas modulares construídas em madeira – que previam serem tidas em conta como casas de segunda habitação e cujos modelos assentavam no T1, T2 e T3, mas os clientes romperam-lhes as expectativas. Neste meio tempo, a crescente procura obrigou-os a fazer
Casas de madeira: Carmo Wood com nova imagem e áreas de negócio
A Carmo Wood, reconhecida pela experiência na construção em madeira e soluções de casas modulares, anunciou uma nova etapa na evolução da marca com o lançamento de uma nova identidade corporativa e a reorganização da sua estrutura em duas áreas de negócio distintas: a CW Farm e CW Form.
Casas de madeira à venda: têm preço fixo e ficam prontas em 5 meses
A crise no acesso à habitação em Portugal está para ficar, com os preços das casas a subir muito mais do que os salários das famílias. É neste contexto que começam a surgir cada vez mais alternativas à construção tradicional.
Vanguard passa a controlar empresa de casas de madeira a 100%
A Kozowood, empresa que se dedica à construção industrializada de casas de madeira, tem uma nova administração e um novo modelo de negócios.
Esta é a razão pela qual as casas americanas são feitas de madeira
Recentemente, assistimos aos incêndios catastróficos que devastaram alguns bairros de Los Angeles, Califórnia, em particular no bairro Pacific Palisades, perto de Malibu.
Uma curiosa casa feita de madeira e cortiça: assim é a Cross Cabin
Nos últimos anos, o design das cabanas evoluiu para abordagens mais sustentáveis e ecológicas.
Casas de madeira: PNI poderá reforçar participação em negócio milionário
Vários anos depois de o negócio de casas de madeira ter sido lançado, a Kozowood poderá ver reforçada a participação da PNI Portugal, que atualmente é sua acionista minoritária.
Casas de madeira: empresa de Oliveira de Frades aposta em nova tecnologia
O fundador e presidente executivo (CEO) da Toscca, Pedro Pinhão, disse à agência Lusa que vai investir cerca de 10 milhões de euros para fabricar uma tecnologia a usar na construção de habitação em madeira.
Uma minicasa dobrável que se monta em três horas
As casas pré-fabricadas estão a ganhar popularidade a nível global devido à sua eficiência de construção, custos reduzidos e sustentabilidade. Construídas em fábricas sob condições controladas, estas casas podem ser concluídas de forma rápida e precisa, diminuindo significativamente o tempo e os custos de construção.
A minicasa que se adapta a cada momento da vida
Concebida para ser simultaneamente uma casa totalmente funcional e um espaço lúdico fascinante, La Maison du Bonheur distingue-se pela sua singularidade e versatilidade. Da autoria do gabinete francês Baluchon, reinterpreta o conceito tradicional de minicasa, integrando um espaço multifuncional que vai para além do simples alojamento.
Comprar casas de madeira pré-fabricadas: preços e modelos em 2024
As casas pré-fabricadas continuam a ganhar popularidade. E, todos os anos, surgem novos modelos. Mais sofisticadas, mais espaçosas ou de melhor qualidade, há uma casa modular para todos os gostos ou preferências.
Casas modulares são solução para a crise: o que falta para dar o salto?
Portugal enfrenta uma crise na habitação, agudizada pela falta de oferta disponível. Em resposta a essa escassez, a construção modular apresenta-se como solução promissora, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para ampliar o parque habitacional, face à redução significativa dos prazos de construção e melhor controlo dos custos, por exemplo. No entanto, este novo modelo construtivo debate-se com desafios importantes, como o necessário investimento em infraestruturas e tecnologia, formação e capacitação profissional, ou aperfeiçoamento de regulamentações específicas, tal como explicaram vários especialistas do setor ao idealista/news. O futuro, é certo, passa pela industrialização. Mas que passos falta dar?
“Casas em madeira são alternativa de habitação em todos os segmentos”
“A sustentabilidade é algo que hoje não é uma escolha, já não é uma opção, é uma obrigação. E, portanto, a construção em madeira, do ponto de vista da sustentabilidade, é claramente a melhor opção”. Quem o diz é José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, que decidiu apostar na construção industrializada de casas em madeira em 2021, com a Kõzõwood. As casas em madeira revelam-se, assim, uma “alternativa de habitação em todos os segmentos”, desde o luxo à classe média. É por isso que o responsável não tem dúvidas que “vai-se ver cada vez mais a construção em madeira a espalhar-se pelo país”, até porque “a quantidade de promotores que já estão a querer fazer casas em madeira é brutal”, diz em entrevista ao idealista/news.
Arcaya lançado no SIL: ”Será como viver num oásis natural no Algarve”
Chama-se Arcaya e apresenta-se como um empreendimento residencial premium que promete liderar a transformação sustentável no Algarve, privilegiando a madeira como matéria-prima. Trata-se de um projeto da Bondstone que vai nascer nos terrenos da Quinta do Morgadinho, em Vilamoura, com mais de 68 hectares. Em causa está um investimento na ordem dos 700 milhões de euros. “Viver no Arcaya será como viver num oásis natural no Algarve”, diz Frederico Pedro Nunes, COO da sociedade gestora de fundos portuguesa.
Nova fábrica em Esposende vai construir três casas de madeira por dia
A Kōzōwood Industries, participada pela promotora imobiliária de luxo, Vanguard Properties, inaugurou uma nova unidade de produção de estruturas em madeira para casas e edifícios, em Esposende. Terá capacidade para construir três moradias por dia. O investimento total de 50 milhões abrange outra unidade de produção que será inaugurada em 2025.
Maior ecobairro do mundo nasce na Suécia com 2.000 casas de madeira
Que a arquitetura do presente e do futuro será sustentável não é novidade. Mas o Stockholm Wood City, o maior projeto de construção de madeira do mundo, surpreende. Este complexo de 250.000 m2 terá mais de 2.000 casas e 7.000 espaços para escritórios, lojas, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos.
A reinterpretação moderna das tradicionais cabanas da Nova Zelândia
Na longínqua Nova Zelândia, encontramos Castle Hill. Pelo nome, poderíamos acreditar que se trata de um castelo ou fortaleza, talvez da época da colonização britânica.
Madeira comparticipa compra de terrenos para habitação acessível
O Conselho do Governo Regional autorizou na quinta-feira (30 de novembro de 2023) a celebração de um contrato-programa com a empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) para a aquisição de terrenos destinados a habitação acessível, no montante máximo de 480.000 euros.
Dormir nas Dolomitas num chalé com spa – está à venda por 4 milhões
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. Esta semana fazemos as malas e viajamos até ao coração das Dolomitas, uma cadeia montanhosa situada no norte de Itália, para conhecer o Chalet Vites Boutique Hotel & Spa, localizado em Canazei.
Cooperativas: “Na MOME já adotamos a construção híbrida como regra”
Numa altura em que a crise habitacional está na ordem do dia em Portugal, havendo escassa oferta de casas, e a preços acessíveis para a generalidade das pessoas, ressuscitar o movimento cooperativo parece ser uma tendência que está a ganhar força. A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, está a desenvolver dois projetos no Porto, o Pedras.coop e o Hera.coop, havendo já um terceiro na calha, também na cidade Invica, revela ao idealista/news o fundador e presidente da empresa. Francisco Rocha Antunes alerta para a urgência de descarbonizar o imobiliário, reduzindo ao máximo o uso do aço e do betão na construção e apostando na madeira. “Na MOME já adotamos a construção híbrida como regra”, diz.
“Está na altura de voltarmos a ser razoáveis no imobiliário”
A aposta na sustentabilidade e na descarbonização no imobiliário, reduzindo ao máximo o uso do aço e do betão na construção, por exemplo, tem de ser levada a sério pelos vários players do setor. O alerta foi dado por Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME e Chair da ULI Portugal, durante a sua intervenção na apresentação da NOS Smart Home, uma nova solução de casa inteligente e conectada direcionada para promotores imobiliários. “Está na altura de voltarmos a ser razoáveis no imobiliário”, disse aos jornalistas, à margem do evento, que se realizou esta quarta-feira (15 de novembro de 2023).