
Viver sobre rodas pode ser uma experiência fascinante. Claro, muitas pessoas gostariam de fazê-lo. Sim, pode ter vantagens, mas também desvantagens, e nem toda a gente está preparada para uma vida fora das convenções. No entanto, é possível viver outros tipos de experiências numa caravana, como cortar o cabelo e fazer a barba, algo que pode ser feito no The Barber Truck, que circula pelas ruas de Los Angeles, nos EUA.
É um projeto que pretende ser um elo entre arquitetura, urbanismo, beleza e cuidado, que surgiu como uma fórmula para chegar a potenciais clientes em tempos de pandemia, minimizando todo o tipo de riscos.

O design de cabeleireiro nasceu como de uma colaboração entre o atelier Spiegel Aihara Workshop (SAW) e MOA e Night Palm. Com este projeto, pretendeu-se reinventar o salão de cabeleireiro como hiperlocal: uma estação itinerante assente no compromisso de criar uma sensação de lugar confortável, familiar e comunitário, apesar de, na realidade, não estar ancorado num determinado lugar.
Encontraram inspiração nos famosos 'food trucks', que vendem fast food em qualquer lugar que possamos imaginar. Mas o The Barber Truck vai mais longe. O seu interior, com apenas 21 m2, não é apenas um local onde as pessoas trabalham, mas também pretende ser agradável e convidar os clientes a entrar e divertir-se.

A experiência resultante é imersiva, num ambiente baseado no design e na flexibilidade oferecida pela construção modular. Desta forma, pretende-se atingir um público mais alargado e aumentar a oferta de serviços nos bairros onde são necessários.
Na sua essência, o The Barber Truck foi projetado para operar de dentro para fora, com várias estações de trabalho dentro e fora do veículo para atender a uma ampla variedade de situações e locais, de festivais de música a cortes de cabelo. Essa estratégia também facilitou a adaptação nos meses mais difíceis da covid, quando a pandemia atingiu o seu pico e as restrições foram maiores, graças à possibilidade de fazer cortes de cabelo ao ar livre com segurança.


Para poder comentar deves entrar na tua conta