Conheces as casas típicas de Santana? Contamos-te tudo sobre estas habitações madeirenses e o que as torna tão especiais.
Comentários: 0
Casas de Santana Madeira
Pixabay

Imagem de marca da Ilha da Madeira, as casas típicas de Santana são um verdadeiro cartão de visita a um dos lugares mais adorados no Oceano Atlântico. Apesar de presentes no concelho de Santana, estas casas pitorescas ficaram rapidamente associadas a toda a ilha.

Neste artigo, vamos levar-te numa viagem à descoberta destas casas tão encantadoras que fazem as maravilhas dos residentes e visitantes para tentar perceber a sua origem, as suas principais características e perceber o porquê das casinhas típicas de Santana serem tão adoradas além fronteiras.

Casas típicas de Santana: origens e construção

As casas típicas de Santana, também conhecidas como casas de Colmo são construções históricas cujas origens remontam ao século do descobrimento da Madeira. Apesar de pequenas, conseguiam garantir algum bem estar e conforto às pessoas com menos poder económico desta região autónoma.

Casas típicas de Santana
Pixabay

Foi no norte da ilha que nasceram estas casas coloridas feitas a partir dos materiais que os madeirenses poderiam obter rapidamente, através do trabalho no campo. Referimo-nos à madeira para a estrutura da casa e fachadas, além de urze, vimes e colmo para a cobertura e a segurança no interior.

A presença de colmo nas casinhas de Santana provinha do cultivo de cereais que, além de salvaguardarem o pão em cima da mesa, eram utilizados para formar o “telhado” destas tão marcantes habitações. O processo de colmatação partia da seleção de diferentes tipos de trigo, que deveriam ser firmes. A palha era colocada de baixo para cima, sendo posteriormente necessário apará-la.

Principais características das casas de Santana

As casinhas de Santana são tão conhecidas por fora pelo seu formato triangular e pela tonalidade branca. No entanto, nem sempre é fácil conhecer o seu desenho interior, que aos poucos vai sendo esquecido pelas gerações mais novas e alterações constantes que lhe foram sendo feitas.

 

interior das casas de Santana
Wikimedia commons

As casas típicas da Madeira contêm um sótão, mais próximo da cobertura, que permitia manter a casa quente no inverno e muita fresca no verão. Nesta divisão encontrávamos o quarto de dormir, utilizado por toda a família.

O rés do chão conhecido na Madeira como “loja” dispunha de uma humilde sala de estar e uma adega, que em alguns casos, também permitia armazenar os alimentos, como o pão e a farinha. Note-se que a cozinha deveria ser separada do andar superior, para proteger o colmo de incêndios. Em alguns casos, as casas de Santana tinham cozinha num pequeno complexo exterior.

Dimensões das casas de Santana

As dimensões das casas de Santana são muito variáveis, uma vez que cada família construía a sua casa consoante posses e o terreno que tinham à sua disposição. Eis as dimensões médias:

  • Comprimento: 7 metros
  • Largura: 4,64 metros
  • Altura: 4,4 metros
  • Ângulo: 60º

A altura das casas e largura dependia também das dimensões dos vimes utilizados, em média 2 metros de altura e 2 metros de diâmetro. Antes de servirem para fixação das varas, os vimes eram colocados a secar, seguiam para fumeiro e eram colocados na água durante duas semanas. Consegue-se perceber assim a exigência na construção das casas típicas de Santana.

Manutenção das casas de Santana

A manutenção das casas de Santana deve ser constante e exige alguma atenção ao colmo, que precisa ser substituído a cada 4 ou 5 anos. Isto acontece porque as chuvas no inverno e as altas temperaturas no verão podem prejudicar a palha.

 

posto de turismo em Santana
Unsplash

Apesar das suas fragilidades, o colmo oferecia vantagens que asseguravam alguma qualidade de vida às famílias madeirenses que lavravam a terra. Para além de ser um material muito leve e rapidamente acessível, assegurava uma boa temperatura no interior numa zona bastante húmida da ilha.

Comprar uma casa típica de Santana para viver

Já há alguns anos, as casas de Santana desapareceram quase por completo da paisagem do norte da Madeira e contam-se pelos dedos aquelas que estão no seu estado original ou semelhante.

Se estiveres interessado em comprar uma casa típica de Santana para viver ou para passar férias, deverás saber que estas foram adequadas às necessidades dos dias de hoje. É muito fácil passear pelas ruas do concelho de Santana e suas freguesias, sem saber que algumas das suas casas já foram casinhas de colmo.   

Núcleo de Casas Típicas de Santana: onde fica?

O Núcleo de Casas Típicas de Santana é uma espécie de museu a céu aberto, onde poderás conhecer as casinhas de palha mais icónicas da Madeira. Aberto todos os dias da semana das 9h às 19h, poderás visitar as casas de Santana transformadas em lojas de souvernirs. E se não te quiseres aventurar sozinho podes fazer uma tour diferente pela ilha com paragem nestas casas triangulares.

Casas de Santana transformadas em lojas
Pixabay

Esta não é só uma forma de reavivar a memória dos madeirenses, portugueses e estrangeiros para a importância destas casas na fundação do concelho de Santana, como também uma oportunidade de adquirir algum produto regional como o delicioso bolo de mel, os rebuçados de funcho, a poncha, as broas de cerveja e outros produtos locais e artesanais. 

A entrada no Núcleo de Casas Típicas de Santana é gratuita, mas guarda espaço na tua carteira para comprares um íman ou qualquer outra lembrança da ilha. Seja para decorar a casa, para oferecer ou simplesmente para recordar estes dias de férias ao olhar para uma foto de um dos lugares que vão ficar na tua memória. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta