Junto Wood Design

Mobiliário em madeira: Junto Wood Design prevê crescer 50% em 2025

Depois de se destacar nos setores de hotelaria e restauração de luxo, com projetos de referência, a Junto Wood Design dá mais um passo em frente na sua estratégia de crescimento, com a abertura do primeiro showroom e com o lançamento de uma loja online. Atualmente com 70% da atividade centrada no B2B, a marca portuguesa de mobiliário em madeira maciça prevê aumentar em 50% o volume de negócios em 2025, graças a uma estratégia que passa pela combinação de fatores como o reforço do canal profissional, a internacionalização e uma nova aposta no cliente final.
 Miguel Albuquerque

Governo madeirense propõe liberalização do mercado de arrendamento

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, que, a par da construção pública, é fundamental “liberalizar” o mercado de arrendamento para combater a crise na habitação, mas alertou para a “legislação grotesca” que bloqueia o setor.
Jorge Carvalho

Habitação e mobilidade são prioridades do novo presidente do Funchal

O novo presidente da Câmara do Funchal, Jorge Carvalho, eleito pelo PSD/CDS-PP, afirmou esta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, que todos os setores da governação são importantes, mas destacou a habitação e a mobilidade como duas áreas “verdadeiramente fundamentais e prioritárias”. No seu discurso de tomada de posse como presidente do município funchalense, que decorreu nos Paços do Concelho, Jorge Carvalho salientou que “a habitação é sem dúvida uma das prioridades”, referindo que o seu executivo vai “encontrar as soluções que os funchalenses exigem, a começar pela revisão do PDM [Plano Diretor Municipal]”.
Ilha da Madeira

Eurodeputados avaliam habitação acessível e risco de incêndios na Madeira

Uma delegação de cinco eurodeputados, incluindo Sérgio Gonçalves (PS), inicia na segunda-feira, dia 27 de outubro, uma visita à Madeira para avaliar a oferta de habitação acessível e também a ameaça dos incêndios florestais na ilha. A delegação, da Comissão das Petições do Parlamento Europeu, estará na Madeira até dia 30 e tem agendadas visitas a projetos habitacionais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia (UE).
Funchal na Madeira

Subsídio de mobilidade: como funciona na Madeira e nos Açores?

O subsídio de mobilidade nas regiões autónomas, criado em 2015 para garantir que residentes, residentes equiparados e estudantes dos Açores e da Madeira possam viajar por tarifas máximas reguladas, sofreu importantes alterações.Estas mudanças pretendem simplificar os procedimentos, reforçar a transp
Funchal

Governo da Madeira quer apostar em mercado próprio de habitação pública

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) pretende criar um mercado próprio de habitação pública na região, indicou esta quinta-feira, dia 21 de agosto de 2025, o chefe do executivo, explicando que o objetivo é impedir que fogos construídos com apoios do Estado sejam transacionados no mercado privado. O chefe do executivo madeirense explicou que pretende “atualizar e adaptar” à região a lei-quadro nacional de habitação, criando mecanismos que permitam avançar com um mercado próprio regional no setor público.
Ilhas Selvagens

Portugal ou Espanha: a quem pertencem as Ilhas Selvagens?

No Oceano Atlântico, a norte das Canárias, existe um pequeno arquipélago rochoso e inóspito que poucos conhecem, mas que esconde uma velha disputa de soberania. As Ilhas Selvagens, sob administração portuguesa desde o século XV, continuam a ser motivo de rivalidade com Espanha, num braço-de-ferro diplomático que dura há mais de 500 anos. Apesar da sua dimensão reduzida e difícil acesso, estas ilhas ganham importância estratégica e ecológica.
Grupo Casais

Projeto de construção híbrida ganha asas às portas de Lisboa

A resposta à crise na habitação – ou crise de acesso à habitação, como a ela se referem vários especialistas do setor imobiliário – que se vive em Portugal passa (também) pela necessidade urgente de aumentar a oferta de casas no mercado. Procura há, e muita, mas são precisas mais habitações, nomeadamente a preços acessíveis. E neste ponto a construção industrializada afirma-se como uma solução cada vez mais a ter em conta. Na Amadora (periferia de Lisboa), há um projeto de Habitação a Custos Controlados (HCC) a sair do papel à velocidade da luz, graças a um sistema de construção híbrida que alia a madeira e o betão. “É um dos caminhos para conseguirmos fazer habitação mais rápido”, conta ao idealista/news Henrique Martins, Diretor de Obra da Casais Construction.

Casas de luxo na Madeira: 150 novos apartamentos com vista para o mar

É entre o encanto do Atlântico e a modernidade urbana do Funchal, na Madeira, que acaba de nascer um novo empreendimento residencial, emergindo como um ícone da habitação de luxo. O Savoy Residence Monumentalis é composto por 150 apartamentos com vista mar, de tipologias desde T1 a T4, e 28 espaços comerciais.
Cooperativas de habitação

Cooperativas de habitação reforçam casas nos Açores e na Madeira

Novas casas a preços acessíveis para a classe média vão nascer nas ilhas portuguesas. Na Madeira, foi criada recentemente uma cooperativa de habitação que quer entregar 60 casas até ao final de 2026. E nos Açores há uma cooperativa de habitação que vai construir 16 habitações em Rabo de Peixe, e já tem apoio financeiro da região.

Casas de luxo na Madeira: Ferreiros Residences atrai investidores

Depois de ter promovido e concluído o Outubro 355, em Entrecampos, Lisboa, num investimento superior a 13 milhões de euros, a promotora imobiliária Yard Properties anuncia agora o desenvolvimento de um novo projeto residencial no centro histórico do Funchal (Madeira). O luxuoso Ferreiros Residences terá 14 apartamentos de tipologias T1 e T2 com áreas entre 70,90 e 85,90 metros quadrados (m2) e 118,30 e 208,85 m2, respetivamente, e sairá do papel após um investimento de sete milhões de euros.