Conclusão oficial da iniciativa coordenada por Helena Roseta foi prolongada para 30 de abril de 2023.
Comentários: 0
bairros saudáveis
Unsplash

O Governo criou um grupo de trabalho para analisar a execução física e financeira dos relatórios de acompanhamento e do relatório final apresentados pelas entidades promotoras dos projetos apoiados pelo Programa Bairros Saudáveis. O despacho foi publicado esta segunda-feira, 21 de novembro de 2022, em Diário da República.

Em vigor desde julho de 2020, o Programa Bairros Saudáveis aplica-se a Portugal continental e visa apoiar intervenções locais de promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades territoriais, através de projetos apresentados por "associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores".

Neste momento, segundo o aviso publicado no site do programa, “o pagamento da 3ª tranche de financiamento aos projetos de mais de 5.000 euros está atrasado, em função da demora na aprovação dos segundos relatórios de prestação de contas” e, por isso, a conclusão oficial da iniciativa foi prolongada até 30 de abril de 2023.

“A avaliação dos segundos relatórios de prestação de contas está a ser mais morosa do que esperávamos. São mais de 1.500 atividades e de 11.000 despesas que têm de ser verificadas uma a uma e em cuja tarefa estão envolvidos 13 avaliadores, nomeados pelos ministérios que tutelam o Programa, e 5 membros do núcleo executivo. Contamos poder muito em breve notificar as entidades promotoras para correção dos erros identificados, a fim de levarmos à decisão da Entidade Responsável o pagamento da 3ª tranche”, escreve Helena Roseta, coordenadora da iniciativa.

Segundo a responsável, está a chegar ao fim “um processo muito ambicioso e difícil, em que o principal está feito, com resultados extraordinários”. “É fundamental que o fecho do Programa, apesar dos atrasos e obstáculos que tivemos de vencer, esteja à altura do que foi o sonho de todos quantos nele se envolveram. Só assim conseguiremos responder afirmativamente ao apelo unânime dos Fóruns Regionais para que haja uma nova edição do Programa Bairros Saudáveis”, conclui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta