Market Report da Engel & Völkers apresenta as tipologias de casas mais procuradas por região no país.
Comentários: 0
tipologias de casas mais procuradas
Foto de Francesca Tosolini no Unsplash

Moradias ou apartamentos? Que tipologias de casas mais se procuram em Portugal? E quais as diferenças entre regiões? Segundo Juan-Galo Macià, Presidente da Engel & Völkers para Espanha, Portugal e Andorra, em território nacional verifica-se uma maior procura por moradias a rondar os 300 metros quadrados (m2), em detrimento de apartamentos, procurados sobretudo nas áreas metropolitanas.

No Market Report Portugal, um relatório que analisa as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã relativos ao período 2020-2021, apresenta as tipologias de casas mais procuradas por região em Portugal.

Algarve

Na região do Algarve, a procura recai sobretudo em casas para segunda habitação, nomeadamente de investidores estrangeiros. Predomina a procura por habitações térreas, com cerca de três assoalhadas com terraços e piscinas.

  • Em Albufeira, a procura concentra-se sobretudo em moradias V4 com piscina, jardim e vista para o mar e com dimensões que rondam os 250 m2. São também procurados apartamentos T2, com dimensões entre os 90 e os 140 m2 com terraços. Já em Faro, a procura recai sobre as habitações de três assoalhadas.
  • Por sua vez, em Portimão, os dados revelam uma predominância na procura por moradias com dimensão média de 284 m2 e quatro e cinco assoalhadas, o que indicia que estas se destinam a famílias. No entanto, na freguesia de Portimão verifica-se também uma procura acentuada por apartamentos de duas, três e quatro assoalhadas.
  • Já em Vilamoura, há uma predominância na procura de moradias, de preferência com dimensões que rondam os 300 m2, V3 e V4, com jardim, grandes terraços e piscina. Em Vilamoura verifica-se também uma forte procura por apartamentos, "mas os investidores não abdicam dos terraços generosos", segundo a multinacional alemã.
comprar moradias
Foto de Saviesa Home no Pexels

Oeste

  • Na região do Oeste, mais concretamente em Óbidos e Caldas da Rainha, há uma forte procura por moradias, que rondam os 250 m2, com três assoalhadas e piscina. Em todas as outras zonas urbanas a escolha recai sobre apartamentos, com áreas compreendidas entre os 100 e os 200 m2.

Porto

  • O Porto distingue-se por ter uma elevada procura de propriedades tipo moradias, inclusivamente no centro histórico. No caso de Nevogilde e na Foz do Douro, destaque para as dimensões procuradas, predominantemente 300 m2. Em Cedofeita, a procura centra-se em áreas entre os 130 e 150 m2.

Lisboa

  • Ao contrário do que acontece nas outras regiões do País, em Lisboa predomina a procura por pequenos apartamentos com áreas relativamente pequenas, compreendidas entre os 39 e os 150 m2.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta