
Vives num apartamento e sentes falta de ter um cão, mas ainda não te decidiste sobre qual o cão certo para o teu espaço? Escolher um cão para viver em casa nunca é uma tarefa simples, sobretudo em ambientes mais limitados a nível de espaço e até mesmo sem um espaço exterior. No entanto, vamos ajudar-te a descobrir o teu melhor amigo de quatro patas.
Além da lista com algumas sugestões de cães para apartamentos, damos também os passos a seguir antes de levares um cão para casa. O importante é escolher um cão de acordo com o teu estilo de vida.
Cão para apartamento: aspetos a ter em conta

Antes de receber um cão num apartamento deves considerar uma série de coisas. Seja pelo tamanho do apartamento ou do teu amigo felpudo, seja pela questão da vizinhança ou até pela tua rotina agitada, recomendamos-te a prestar atenção aos seguintes pontos:
Tamanho do apartamento
antes de levar um animal doméstico para o apartamento deves considerar as suas dimensões. Algumas raças de cães vão precisar de mais espaço do que outras. Se o apartamento tem terraço ou varanda pode ser útil;
Criar um espaço próprio para animal de estimação
Todos precisamos de um lugar para estarmos sozinhos e os cães não são exceção. É importante encontrar um lugar da casa que seja só para o teu amigo de quatro patas. Algumas pessoas mudam-se para apartamentos maiores e criam um quarto único para o seu cão.
É importante que o teu cão saiba onde pode comer ou beber água, mas também onde pode descansar. Para tal podes escolher um sítio fixo para colocar a cama de cão, as mantas e os brinquedos. Assim ele saberá identificar o seu espaço.

Necessidades físicas: a importância dos passeios
É normal que o teu cão precise de ir à rua para fazer as suas necessidades. Mas também podes criar um espaço no interior da casa com recurso a fraldas de necessidades e ensiná-lo, para que não danifique o mobiliário. Enquanto dono deves aproveitar os teus intervalos de descanso para os passeios. Quem trabalha remotamente tem mais facilidade em viver com um cão num apartamento.

Além dos passeios mais rápidos em que levas o teu cão à rua para que faça as suas necessidades, deves ter em conta que um cão que vive num apartamento precisa de gastar a energia acumulada, principalmente se viveres num espaço pequeno. As brincadeiras no parque, são importantes que o cão pratique exercício e socialize com outras pessoas e animais. Quanto mais um cão se exercitar, menos serão os latidos durante a noite e menos inquieto estará.
Despesas com cães
Não deixes que o apartamento seja uma prisão para o teu cão. Deves investir em brinquedos, acessórios e petiscos saborosos. Claramente não te podes esquecer de outras despesas regulares como comida diária e visitas ao veterinário.

Alguns cães vão exigir maior atenção, outros preferem ficar sozinhos e ainda há aqueles que se sentem mais confortáveis em companhia de outros cães. Deves observar com cuidado o comportamento do teu animal de estimação.
Cães de porte pequeno para apartamento

Muitas pessoas, com dificuldade em escolher um cão para um apartamento, que acabam por optar por cães de porte pequeno. Os cães adotados devem ser sempre a prioridade, mas caso estejas à procura de raças pedigree deixamos-te algumas opções.
- Bulldog francês: necessitam de algum exercício para se manterem em forma, mas sentem-se melhor quando estão deitados no sofá. Vão roubar toda a tua atenção com as suas surpreendentes atitudes diárias;
- Pug: de focinho achatado, é indicado para quem está à procura de um cão muito dócil e calmo. Não fazem barulho, mas precisam de caminhadas constantes para não aumentarem o seu peso;
- Maltês: bastante afetuosos, leais e e com pelo macio, o cão maltês está sempre pronto para um dia de brincadeira e consegue fazê-lo dentro de casa. Para além de estarem sempre a rebolar, vão estar atentos às visitas;
- Shih Tzu: raça adaptada para viver em apartamentos, são muito amigáveis e obedientes, não fosse esta a raça típica dos monges do Tibete. Precisam de muito exercício e devem ter cuidados especiais com o pelo;
- Chihuahua: famosos pelo seu tamanho, são animais muito leais, que não precisam de muito espaço. Adaptam-se a qualquer ambiente e podes levá-los em viagens ou passeios com muita tranquilidade.
Cães grandes para ter em apartamento

A maioria dos cães grandes vai precisar de espaço para se movimentar e também de muita atenção. Nem sempre se adaptam bem ao interior do apartamento, mas existem exceções. Conhece alguns cães grandes que podes ter em apartamentos:
- Boxer: embora necessitem de muito exercício físico adaptam-se a espaços interiores. Além disso, são facilmente ensinados para que se comportem bem;
- Rough collie: o ícone cão “Lassie”, é um amante de passeios diários - dois a três serão suficientes - mas a sua calma reflete-se diariamente. Destacam-se pelo seu pelo denso, fantástico para quem procura de um cão para encantar os miúdos;
- Pastor alemão: é um cão para quem tem apartamentos espaçosos, com varandas ou terraços que lhe permitem estar mais tempo fora. Bastante protetor, está sempre alerta para qualquer imprevisto;
- Boiadeiro de Berna: de pelugem espessa mas gentil, é um ótimo para a vida em apartamentos mais aristocráticos, não fosse esta uma raça suíça. Precisam de muitos mimos e são indicados para famílias numerosas.
Quais são os cães que largam menos pelo?

Se estiverem à procura de cães que largam menos pelo, poderá ser também algo a ter em conta, sobretudo nos apartamentos mais difíceis de limpar.
Entre as raças de cães que largam menos pelo encontramos o Schnauzer ou o Poodle, excelentes opções para pessoas com alergias. O Yorkshire Terrier é outro cão que não larga muito pelo, como acontece ainda com o cão Galgo afegão, de aparência real.
Se tiveres um cão num apartamento e existir muito pelo espalhado pela casa, deves consultar um veterinário. É imprescindível escovar o cão de vez em quando.
Quantos cães são permitidos em apartamentos?

Como vimos será fácil para qualquer cão adaptar-se a um apartamento. No entanto, convém entender que a legislação portuguesa permite apenas 3 cães ou 4 gatos em apartamentos ou casas urbanas, não podendo exceder, no total, os quatro animais por casa.
Nas zonas comuns dos apartamentos os animais de estimação devem ser acompanhados pelos donos e só podem passear com trela. Em caso de dúvida contes contactar a gestão do teu condomínio ou a câmara municipal da tua zona.
Para poder comentar deves entrar na tua conta