Por vezes, renovar apenas numa parte de um determinado edifício pode ser suficiente para significar uma mudança radical, no seu conjunto.
Muitas das vezes, quando queremos dar uma nova vida num espaço, basta fazer alguns ajustes, para que algo pareça completamente novo. E se não acreditas, pergunta aos criadores de The Glass Cabin, o estúdio de arquitetura checo Mjölk, que realizou uma intervenção numa casa de campo de 130 anos, através da fusão de materiais, técnicas existentes e com intervenções radicalmente novas.
“A cabana está aqui, num prado nas montanhas Jizera, há mais de 100 anos. O mundo ao seu redor mudou desde que foi construída com madeira e granito das florestas da zona. O mundo tornou-se mais rápido e mais conectado, mas algumas coisas permanecem iguais", explicam Mjölk no site oficial.
O edifício em questão é uma cabana localizada nos arredores da pequena cidade de Polubný, no coração das montanhas perto da fronteira com a Polônia. Os arquitetos substituíram um anexo que existia por placas de vidro, colocadas sobre uma base sólida de concreto.
Com isto, este espaço transformou-se numa cozinha e sala de estar, com uma mistura de bronze e latão que dá um efeito brilhante e com chão e bancos em betão, estofados com couro, carpintaria de madeira e as paredes esculpidas em bruto da cabana original.
De acordo com os arquitetos do estúdio Mjölk "restaurámos a casa com o futuro em mente, mas ao mesmo tempo, não queríamos deixar para trás todos os aspetos maravilhosos, selvagens e difíceis de gerir de seu passado. Era fundamental que não retirássemos a cabana de sua alma intangível, a fragrância da madeira e o frio absoluto dos blocos de granito. Nós preservámos o que pudemos."
A cozinha é distribuída em dois níveis, com uma área de jantar localizada no coração da estrutura original revestida de madeira, juntamente com um fogão revestido de cerâmica lisa. Esses são verdadeiros atropelos à arquitetura tradicional, mas apresentados de uma maneira moderna e inovadora, com vigas e tábuas originais que são expostas e celebradas. Manter a essência sem abdicar ao novo foi o desafio.
A sobreposição é um dos conceitos-chave nesta cabana, especialmente porque a fachada discreta parece-se muito com as outras cabanas que estão dispersas nesta paisagem. De facto, um dos elementos que criam esta atmosfera especial que envolve a construção são estas sobreposições. No topo, há uma claraboia circular em forma de globo que ilumina o patamar. Acima desta área estão localizados quatro quartos, escondidos nos beirais inclinados do telhado original com paredes e com painéis pintados de vermelho intenso.
Finalmente, a propriedade é complementada por um pequeno anexo, que não fica longe da casa principal. No interior deste anexo está instalada uma sauna, pensada para oferecer um espaço de tranquilidade e relaxamento.
"A sauna foi adicionada de forma discreta e quase invisível, com uma beleza minimalista de concreto que se integra perfeitamente à paisagem natural envolvente. Este espaço é ideal para relaxar depois de um dia cansativo de atividades ao ar livre, como o Ski, ou corta-mato, que é popular na região das montanhas Jizera", concluem.
Para poder comentar deves entrar na tua conta