Construção moderna e sustentável localizada junto a um lago próximo de Helsínquia, a capital finlandesa.
Comentários: 0
Casa pré-fabricada na Finlândia
Samuli Miettinen

Fazer sauna é um ritual profundamente enraizado na cultura da Finlândia. Na verdade, a maioria das famílias têm uma sauna em casa e mesmo nos edifícios multifamiliares há uma sauna comum que todos os habitantes podem usufruir. É por este motivo que, quando os finlandeses constroem as suas casas de férias, a sauna é um elemento que não pode mesmo faltar. 

Manter esta tradição unindo-a a uma construção moderna e sustentável. Foi com base nestes vetores, que foi construida uma casa pré-fabricada na Finlândia, localizada junto à margem de um lago nos arredores de Helsínquia, que inclui a sua própria sauna.

Este tipo de casas pré-fabricadas de madeira são desenvolvidas desde 2017 pela Pluspuu, uma empresa que, utilizando as tecnologias mais recentes, já conseguiu criar uma vasta gama de modelos (cerca de 15). Os designs da autoria de Millo Kyläkoski têm uma estética muito cuidada, que lembra as antigas cabanas de madeira, mas com um estilo mais moderno, estilizado e minimalista.

A casa pré-fabricada instalada junto ao lago, na Finlândia, é o modelo Luoto. Trata-se de uma estrutura térrea com quase 90 metros quadrados de superfície, na qual foram instalados dois volumes independentes sob a mesma cobertura. De um lado, encontra-se a sauna com fogão a lenha e uma base de duche e, de outro, uma pequena sala de estar. O conjunto foi construído com materiais finlandeses muito utilizados: troncos laminados de abeto de 134 x 195 mm.

Note-se que este modelo é adaptado às necessidades do cliente. A Pluspuu modificou o projeto original para incluir janelas de correr e portas de vidro, que oferecem total visibilidade para o exterior, bem como um terraço maior. A adaptação e personalização dos espaços é um dos padrões da empresa. Nas palavras de Markku Miettinen, seu cofundador: “É assim que funciona a Pluspuu: modificamos os nossos próprios modelos de acordo com os desejos dos nossos clientes, tendo também em consideração os requisitos da obra”.

Esta casa pré-fabricada de madeira com sauna - o  modelo Luoto-  é perfeita para ser instalada em ambientes arborizados e junto a lagos, uma vez que as estruturas totalmente envidraçadas em altura oferecem vistas desafogadas sobre a floresta. As experiências e sensações dos clientes são claras: “Pode sentir-se a natureza dentro de casa porque as grandes janelas permitem ver o lago e a floresta”.

O desenho horizontal da estrutura funde-se com a linha costeira do lago circundante. Além disso, entre os dois volumes é criado um corredor coberto que permite continuar a desfrutar do exterior em dias de chuva, enquadrando as vistas sobre o próprio lago.

A versatilidade e adaptação das casas pré-fabricadas também favorece os custos de construção e montagem. O projeto do modelo Luoto, incluindo a modificação das janelas em altura, custou cerca de 49.000 dólares (41.620 euros à taxa de câmbio atual).

O volume da sauna é a essência desta casa. Inclui um fogão a lenha projetado pela empresa finlandesa IKI, que traz calor e modernidade ao espaço. Ao lado da sauna, há também um chuveiro.

O volume habitável é uma sala em plano aberto à qual foi acrescentada uma pequena cozinha para aumentar a sua funcionalidade. Asssim haverá espaço e condições para convidar família e amigos para desfrutar do lindo verão finlandês, explicam os clientes, embora “o coração da nossa propriedade sempre será a sauna. Aqui, o tempo pára e já não temos pressa ”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta