Construir uma casa na árvore sempre foi uma das principais brincadeiras de verão da nossa infância e juventude. O objetivo era conseguir uma "casa" elevada, mais ou menos estável, um refúgio para partilhar jogos e passar tempo livre. Para isso, uma infinidade de materiais do quotidiano foram utilizados, embora a madeira e troncos fossem os mais facilmente encontrados.
Com esse desejo de lembrar o espírito dos verões passados, nasceu esta casa em Los Angeles. A Silver Lake Tree House está localizada num terreno inclinado e foi "elevada" do chão para criar um efeito de casa na árvore.
Uma casa na árvore moderna
A casa refere-se ao bairro de Los Angeles onde está localizada, Silver Lake. Nele, o estúdio de arquitetura And And Studio projetou uma casa para uma família de seis pessoas, um casal e quatro filhos. A casa está localizada num terreno inclinado, com o qual eles puderam brincar com a sua única planta, elevada do chão. A nova estrutura substituiu um bangalô que estava em mau estado. Para isso, foi desmontada até às suas fundações, sobre as quais foi construída a nova casa de 223 m2.
Entre as atrações mais marcantes da casa está, como já mencionado, que ela se eleva um andar acima do solo, de modo que "quando se entra no andar principal, se flutue em cima das árvores", como diz o estúdio de arquitetura. Um dos aspetos mais elaborados deste projeto, além da sua elevação, foi combinar a lógica da estrutura com o design de interiores do edifício. Desta forma, "as vigas estruturais movem-se perfeitamente de uma varanda exterior para os espaços de estar interiores, dando a sensação de ligação com as colinas e árvores próximas".
Este aspeto representa um aceno aos grandes edifícios construídos em meados do século passado, onde a estrutura da casa inspira, por sua vez, o design dos espaços exteriores e interiores. Além disso, a casa tem formas retilíneas extremamente marcadas. O uso de ambos os conceitos, onde são apresentadas as vigas expostas e a grade repetitiva, são inspirados nas tipologias e modelos projetados pelo arquiteto americano Craig Ellwood, conhecido pelas suas casas californianas seguindo os princípios do Movimento Moderno.
Todos esses aspetos estão perfeitamente refletidos no edifício principal, onde uma varanda com um corrimão de madeira e metal foi projetada. Isso, juntamente com as portas de vidro e grandes janelas que oferecem vistas únicas de Silver Lake ("o bairro por excelência de Los Angeles", de acordo com o estúdio), contribuem para criar uma transição perfeita e relação entre interior e exterior.
Interiores naturais que refletem o exterior
O interior possui três quartos e um espaço de conceito aberto destinado à cozinha, sala de jantar e sala de estar principal. Em todos eles há uma combinação de móveis novos e antigos que dá aos interiores um ambiente descontraído. A este ambiente juntam-se os acabamentos, para os quais foram utilizados materiais de madeira natural, como o pinheiro e o abeto de Douglas que "refletem o exterior e são neutros o suficiente para deixar que as amplas vistas das copas das árvores se tornem o tema do interior".
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta