
Gostarias de viver numa casa maior, mas a realidade atual é a de um apartamento acolhedor de 40 metros quadrados (m2), onde tudo está à mão e é fácil de limpar. Ainda assim, em termos de design de interiores e decoração, há truques bastante fáceis que podes pôr em prática e que fazem com que os espaços pequenos pareçam... maiores.
O dom da decoração, como muitos outros, não foi concedido a todos e é por isso que este artigo pode ajudar-te. Deixamos-te algumas regras de ouro a ter em conta para decorar o teu apartamento.
Cores claras
O branco é obrigatório tanto nas paredes, como nos estofos ou nos móveis... Se quiseres dar um toque de cor, deve ser em alguns têxteis, como colchas, almofadas, um quadro muito específico (se enchermos demasiado as paredes, vai dar uma sensação de opressão e o espaço vai parecer ainda mais pequeno). Por isso, evita móveis antigos de madeira escura: opta pela luminosidade.

Os espaços devem respirar
E não queremos dizer que deves ventilar a casa todos os dias, o que também é verdade, mas sim que não deves encher as paredes ou o chão de coisas. Nada de compras por impulso: podes gostar daquela mesa de jantar de madeira maciça, mas aquela outra com pernas finas, que pode ser estendida e que também tem uma gaveta é muito mais adequada. Em primeiro lugar, a praticidade.
Paredes limpas
Como dissemos acima: se encheres qualquer espaço livre com objetos... não haverá mais espaço e isso, numa sala pequena, é um pouco esmagador. Por isso, é preferível utilizares as paredes como uma tela, com um pormenor específico. A utilização de espelhos nas salas de estar funciona sempre e há espelhos muito modernos e descontraídos que vão para qualquer lado.

Mobiliário
Também já o mencionámos acima: tons claros, mobiliário leve, nada de usar aquele lindo aparador da avó que ocupa metade da casa... Se o quarto for pequeno, por exemplo, nada de cabeceiras (de volta às paredes de lona). No corredor, uma prateleira é perfeita. E na sala de jantar, evita os cadeirões com orelhas, os sofás com apoios de braços muito grossos, os sofás com muita profundidade que ocupam os limitados metros quadrados da sala de estar.
Não, não queremos isso, queremos estruturas leves que quase levitam. Escolhe linhas arredondadas, sempre melhores do que linhas retas para estes espaços, e pernas finas. E pensa se precisas mesmo de um pufe que só é utilizado pelo gato. Nos móveis, os acabamentos acetinados refletem a luz e dão uma maior sensação de amplitude.
Elementos que roubam espaço
O que é que está a ocupar centímetros de espaço em tua casa? Por exemplo, cortinas até ao chão. Em vez disso, utiliza estores rebatíveis. As portas escuras também roubam luz: se tiveres a possibilidade, pinta-as de branco.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta