Regra será obrigatória em novos edifícios e é apresentada como solução fundamental para a gestão sustentável da água na cidade.
Comentários: 0
Barcelona
Getty images

A Câmara Municipal de Barcelona está a preparar uma nova portaria que tornará obrigatória a reutilização das águas dos chuveiros, banheiras e lavatórios para encher os autoclismos. A lei irá aplicar-se aos novos edifícios (públicos ou privados), como casas, hotéis ou instalações municipais, que devem passar a ter sistemas de reciclagem das chamadas “águas cinzentas”.

A medida, que faz parte do Plano Alternativo de Recursos Hídricos (PLARHAB) da cidade e do Plano de Ação de Emergência Climática 2030, pretende reduzir o consumo de água potável nas habitações, com uma poupança estimada de até 30%, e dar resposta à seca severa que afeta a Catalunha.

A medida será também obrigatória em grandes remodelações de mais de 16 habitações. As estimativas municipais indicam que será possível poupar até 90 euros por ano em edifícios com 16 casas e até 170 euros em empreendimentos com 50 casas. A autarquia adianta que a nova regra não só aliviará os gastos dos cidadãos, mas também contribuirá para a conservação dos recursos hídricos.

Segundo o El País, a nova lei irá traduzir-se num aumento dos custos de construção de cerca de 0,5% para as habitações ou 0,7% se forem hotéis. Entre os imóveis dispensados ​​da aplicação desta lei estão, por exemplo, os hospitais, os serviços sociais ou as creches.

Na Catalunha já existem várias cidades a implementar a reciclagem de “águas cinzentas” (como Sabadell, Begues, Castellbisbal, Sant Just, Sant Joan Despí, Cerdanyola, Barberà, Santa Coloma, Sant Adrià ou Ripollet), mas Barcelona será a primeira grande cidade espanhola a ter uma portaria específica.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta