
O município de Arouca está a investir na criação de uma nova área urbana no lugar de Penso, com lotes para venda a custos controlados e oferta dos projetos das habitações aos futuros moradores. O objetivo é combater a desertificação e atrair jovens para o concelho.
Segundo o Jornal de Notícias (JN), a Câmara Municipal investiu 1,3 milhões de euros nas obras do loteamento da Quinta do Cerrado, nomeadamente redes de eletricidade, água, saneamento e passeios. Esta iniciativa surge em resposta ao declínio populacional registado nos últimos anos, com Arouca a perder 5,4% dos seus habitantes entre 2011 e 2021.
A presidente da Câmara, Margarida Belém, disse ao JN que a habitação é uma prioridade do Executivo, estando projetados cerca de 100 novos alojamentos distribuídos por várias freguesias. Entre os locais identificados para novos lotes habitacionais estão Vila Galega e Santa Maria do Monte, na freguesia de Santa Eulália, Alvarenga, Escariz, Vila Pavão e Tropeço.
Na nova área urbana de Penso, será lançado ainda este ano um concurso público para a venda controlada de 25 lotes, destinados à construção de habitações T1 a T4. Os projetos destas casas terão a assinatura do arquiteto Samuel Gonçalves e serão direcionados preferencialmente a jovens até aos 40 anos, para aquisição como primeira habitação.
O investimento total de 1,2 milhões de euros neste projeto será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta