Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação acessível

Últimas notícias sobre "Habitação acessível" publicadas em idealista.pt/news

Câmara de Lagos compra terrenos para construir habitação acessível - onde quase só há casas de luxo

Lagos, no Algarve, é uma das zonas onde é mais caro comprar casa em Portugal. Para fazer face à falta de oferta de habitação para as famílias e jovens, a autarquia desenhou um ambicioso plano que passa pela compra de terrenos e construção de apartamentos a custos controlados.  

Notícia sobre:

Apoio à habitação em vias de chegar já a 9.000 famílias

Foram aprovadas as estratégias de habitação que permitem apoiar as primeiras 8.921 famílias residentes em Lisboa, Arruda dos Vinhos e Faro, no âmbito do programa de apoio à habitação 1º Direito.

Notícia sobre:

Lisboa já se candidatou ao programa de apoio à habitação 1º Direito

A Câmara de Lisboa já se candidatou ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. A vereadora da Habitação rrevelou que já foi enviada para a secretaria de Estado da Habitação “a atualização do programa local de habitação”.

Notícia sobre:

Governo "devolve" Quartel de Monte Pedral à Câmara do Porto para casas de renda acessível

O Governo vai devolver o Quartel de Monte Pedral à Câmara do Porto. O pedido chegou às mãos do Executivo de António Costa pelas mãos do presidente da autarquia, Rui Moreira, que pretende transformar aquele espaço num empreendimento de 400 casas com rendas acessíveis.

Notícia sobre:

Mediadores acusam Governo de “ignorar e penalizar a habitação” no OE2019

Os mediadores imobiliários estão “insatisfeitos e preocupados” com os resultados da aprovação do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Para a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), as propostas para a dinamização do arrendamento e promoção de habitação acessível no país ficaram mais uma vez “esquecidas”.

Notícia sobre:

Câmara do Porto quer construir habitação acessível no Quartel de Monte Pedral

A Câmara Municipal do Porto pretende utilizar o terreno de 25 mil quadrados (m2) do Quartel de Monte Pedral para construir habitação acessível. Para isso, a autarquia liderada por Rui Moreira decidiu reclamar ao Governo a devolução da infraestrutura militar, cedida ao Estado em 1920. O pedido chegou ao ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, na passada segunda-feira, dia 19 de novembro de 2019.

Notícia sobre:

Famílias com problemas de mobilidade vão ter novos apoios à habitação

As famílias com problemas de mobilidade vão contar com novas ajudas no acesso à habitação. A promessa foi feita pela secretária de Estado da Habitação, no Parlamento. No âmbito a discussão na especialidade da proposta de OE2019, declarou que o programa "1.º Direito está disponível para todas as famílias, incluindo pessoas que vivem em fogos inadequados às famílias, por questões de mobilidade".

Notícia sobre:

Costa e Medina querem mais turismo, rejeitando culpas do setor na crise da habitação

Muito se tem discutido sobre se há excesso de turismo em Portugal e as suas consequências para o mercado da habitação. O primeiro-ministro e o presidente da CML têm, porém, uma visão clara sobre este tema: não há turistas a mais, há que fomentar o setor, e o problema da habitação tem de ser resolvido por via de maior oferta.

Notícia sobre:

Câmara do Porto quer comprar dois imóveis para oferecer habitação acessível

A Câmara do Porto quer reforçar a oferta de casas com rendas acessíveis para a classe média e, para isso, pretende exercer o direito de preferência sobre dois edifícios localizados no centro da Invicta. O valor das duas compras ultrapassa os 1,4 milhões de euros, sendo que estas operações, que precisam de luz verde do Tribunal de Contas, têm como objetivo assegurar a "manutenção dos contratos de arrendamento existentes".

Notícia sobre:

Leilão de arrendamento anulado: queixas chegam à PGR e Sá Fernandes apoia luta contra Medina

O advogado Ricardo Sá Fernandes acaba de abraçar a luta contra a CML no âmbito do concurso de rendas acessíveis anulado. Por outro lado, os "vencedores" afetados estão a fazer a chegar queixas à PGR, à Comissão Nacional de Proteção de Dados e foi criada a Associação de Lesados de Medina.

Notícia sobre: