Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Habitação acessível

Últimas notícias sobre "Habitação acessível" publicadas em idealista.pt/news

Lançado projeto de habitação a custos controlados em Aveiro – são 288 casas

O grupo português EncoBarra vai investir cerca de 40 milhões de euros em habitação a custos controlados em Aveiro. Em causa está um projeto que prevê a construção, na Quinta da Pinheira, de 288 apartamentos – 28 T1, 116 T2 e 144 T3 – em 10 blocos de quatro pisos.

Notícia sobre:

Guimarães: preço das casas atingiu uma situação “gravíssima”, diz ministro

Foi celebrado o protocolo no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação com mais um município: Guimarães. Este é o 50º acordo celebrado entre a autarquias do país e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Nesta cidade, o preço das casas atingiu uma situação “gravíssima”, que “impede que a população de rendimentos intermédios consiga aceder a casa na sua terra de sempre”, sublinhou Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, na passada sexta-feira (dia 21 de maio de 2021).  

Notícia sobre:

Gaia celebra acordo do 1º Direito - 143 milhões para construir 2.019 casas até 2026

O programa 1º Direito chegou a Vila Nova de Gaia. Foi na passada sexta-feira (dia 21 de maio de 2021), que a autarquia da cidade e o Governo assinaram o acordo de colaboração que destina 143 milhões de euros à construção de 2.019 casas para famílias carenciadas até 2026. “A seguir a Lisboa, Gaia é o segundo município com uma estratégia local de habitação a abranger mais famílias”, segundo revelou a própria autarquia em comunicado.

Notícia sobre:
Gtres

Oferta de casas até 100.000 euros não aumenta com a pandemia

A oferta de casas até 100.000 euros em Portugal não cresceu com a pandemia da Covid-19, não se tendo verificado um aumento, pelo menos de forma expressiva como se poderia esperar. Em março de 2021, apenas 5,8% das casas anunciadas nas principais cidades do país tinham um preço inferior a 100.000 euros, enquanto no mês anterior ao início da pandemia (fevereiro de 2020), essa percentagem situava-se nos 6,2%, segundo um estudo realizado pelo idealista.

Notícia sobre:

Autárquicas: BE quer câmaras a garantir “parque de habitação” para regular mercado

O acesso a habitação condigna é um dos problemas essenciais a dar resposta no pós-pandemia da Covid-19 para o Bloco de Esquerda (BE) e, nesta luta, Catarina Martins defende mesmo que as autarquias "têm de responder às famílias mais vulneráveis, mas têm de fazer mais: têm também de garantir um parque público de habitação que regule o mercado”, permitindo que existam casas de arrendamento acessível para toda a população em todo o país.

Notícia sobre:

Belga Krest prepara arranque daquele que é o seu primeiro projeto imobiliário no Porto

Aquele que é o primeiro projeto imobiliário da belga Krest Real Estate Investments na cidade do Porto vai arrancar em breve. Trata-se de um complexo de uso misto situado em Campanhã que tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura. Este empreendimento faz parte da sua estratégia para Portugal que prevê investir mais 200 milhões de euros em novos projetos nos próximos quatro anos.

Notícia sobre:

PRR vai permitir “transição energética justa, democrática e coesa” do parque edificado

São 610 milhões de euros que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já entregue em Bruxelas prevê investir na eficiência energética do parque edificado português em apenas cinco anos. Esta é uma das iniciativas “bandeira” deste plano que, segundo conta o ministro do Ambiente e da Transição Energética João Pedro Matos Fernandes, vai contribuir para uma “transição energética justa, democrática e coesa”.

Notícia sobre: