Comentários: 0
Curiosidade da semana: A cidade de férias nazi que esteve abandonada e recuperou o esplendor (fotos)

Em 1936, a Alemanha Nazi, também conhecida como terceiro Reich, decidiu construir uma enorme cidade de férias com capacidade para 20.000 pessoas na ilha de Rügen, a maior da Alemanha. O ideia de Hitler era criar uma espécie de zona balnear exclusiva com todo o tipo de comodidades para que cada trabalhador do país pudesse desfrutar de férias na praia. 

Todos os quartos que existiam no empreendimento – chamado de Prora – tinham até cinco metros e dispunham de vistas para o Mar Báltico. Tinham duas camas, um armário e uma sanita. As casas de banho eram partilhadas. Os oito edifícios que existiam no complexo eram iguais e tinham cerca de quatro quilómetros de extensão, encontrando-se a apenas 150 metros da praia.

Apesar dos planos originais, o plano nunca avançou. E com a Segunda Guerra Mundial as obras foram interrompidas e os edifícios transformaram-se em campos de refugiados improvisados para os civis que fugiram dos bombardeiros aliados.

Com o final da guerra, o empreendimento Prora acabou por ficar situado na zona de ocupação soviética, tendo o Exército Vermelho usado as instalações como base militar. Foi depois uma escola militar e a “casa” da unidade de paraquedismo da elite da República Federal da Alemanha. 

Desde 1992 que esta faraónica construção estava ao abandono, até que há alguns anos um grupo de empresários alemães transformou Prora num complexo de apartamentos e hotéis.    

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta