O início da vida universitária, além de significar um grande salto para a vida adulta - é a entrada no ensino superior, fazer novos amigos, passar horas em trabalhos de grupo e também sair de festa - é, acima de tudo, o momento em que definirás aquele que será o teu futuro profissional. Se estás indeciso para onde rumar, apresentamos-te a lista das 10 melhores cidades para estudar no mundo.
As acessibilidades, a proporção de estudantes em relação à população, os negócios e experiências que os estudantes universitários tenham vivido são alguns dos critérios que serviram de base ao QS Quacquarelli Symonds, consultor em análise de educação global e especialista em orientação profissional, que publicou esta semana a lista das 100 melhores cidades para estudar.
Nesta quarta edição do ranking da QS, Montreal lidera a tabela com 478 pontos, em que o mais valorizado foi a atratividade e a experiência dos estudantes. Segue-se Paris com 478 pontos e Londres com 463. O ranking do ano passado, por sua vez, deu o pódio a Paris como sendo a melhor cidade do mundo para se estudar, seguida de Melbourne e de Tóquio em terceiro lugar.
Multicultural e multilingue. Montreal é considerada a melhor cidade para estudantes internacionais. Subiu seis lugares, em relação ao ranking do ano passado, assumindo a posição de líder em 2017. Se for este o destino escolhido, fica a saber que a Universidade McGil é considerada a 30ª melhor do mundo. Esta é uma das melhores cidades para se viver, graças à multiculturalidade que habita as ruas e que a torna num lugar rico e ideal para fazer novos amigos.
Foi líder da tabela durante quatro anos consecutivos e tida como melhor destino para estudar. A sua reputação deve-se às diferentes universidades que possui, tais como a ENS Paris, École Polytechnique Paristech, Sciences Po Paris ou Sorbonne Paris, mas também às personalidades importantes que por lá passaram, nomeadamente importantes filósofos, cientistas e políticos.
O Brexit poderia ter colocado a cidade londrina no fim da lista, mas esta continua a ser uma das cidades preferidas para estudar. É das mais acessíveis para os universitários, embora as inscrições nas instituições não sejam assim tão acessíveis, de que são exemplo o University College London ou o Imperial College London. Apesar disso são poucas as cidades que oferecem tão boas oportundiades como Londres.
A capital da Coreia do Sul tem vindo a subir na tabela, ano após ano, estando entre os melhores destinos para estudar. As suas universidades têm um boa reputação, além de que esta é uma cidade onde o tédio não tem lugar. Em cada recanto podes encontrar um pouco mais da sua história, cultura e criatividade.
No ano passado a capital australiana ocupava o segundo lugar do pódio, mas surge agora em quinta posição. Ainda assim continua a ser um dos melhores destinos para estudar e um dos mais atraentes, obtendo assim grande pontuação por parte dos estudantes. A universidade de Melbourne é a 42ª melhor do mundo.
A popularidade da capital alemã tem crescido, o que justifica a subida de três posições em relação ao ano passado. Dizem que Berlim pode mesmo competir com Nova Iorque ou Londres, já que esta é uma cidade onde os anos de licenciatura nas universidades são gratuitos, até para os estudantes internacionais.
É uma das cidades mais povoadas do planeta, mas nem assim deixou de ter lugar nesta lista. É a segunda cidade de estudantes mais importante da Ásia, tendo 13 universidades classificadas entre as melhores. É de todas as cidades do ranking aquela que tem a menor população estudantil, mas é também um local onde é possível desfrutar de uma cultura rica.
Também os Estados Unidos têm lugar nesta lista. Os centros universitários mais famosos do mundo estão localizados muito perto desta cidade, nomeadamente o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Harvard ou a Universidade de Cambridge. Além disso, é uma das cidades mais históricas dos EUA e uma das metrópoles mais importantes no que diz respeito às artes, política, desporto ou cultura.
A Alemanha volta a aparecer na lista. Munique é a terceira maior cidade do país, sendo o seu tamanho, fluxo de pessoas e vitalidade que a tornam num local ideal para viver. O Oktoberfest, festival de cerveja mais importante do país, atrai inevitavelmente o público universitário internacional.
Esta é a cidade que fecha o ranking das dez melhores cidades. Oferece aos estudantes as melhores universidades do mundo, tais como a Universidade de Columbia ou a Universidade de Simon Fraser, cujo ambiente de estudo é único, mas também locais incríveis para descobrir, como as montanhas Grouse, Seymour e Cypress.
Para poder comentar deves entrar na tua conta