O antigo Instituto de Odivelas, nos arredores de Lisboa, foi alvo de um projeto de requalificação e transformado na nova residência universitária do ISCTE.
O Grupo Casais acaba de anunciar a conclusão da montagem do primeiro piso da Residência Universitária de Estudantes do ISCTE-Sintra, uma infraestrutura moderna e sustentável que tem abertura prevista para março de 2026.
O segmento de alojamento estudantil em Portugal, conhecido como Purpose-Built Student Accommodation (PBSA), emerge como um dos segmentos do mercado imobiliário comercial mais promissores, impulsionado por uma procura crescente, escassez de oferta e rendimentos resilientes face a outros setores alternativos.
Estão a chegar às universidades portuguesas os cerca de 44 mil novos alunos que entraram na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2025.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa assinou um contrato para a construção de uma nova residência universitária no Campus da Caparica, em Almada, que deverá estar pronta em junho de 2026. Segundo a faculdade, a NOVA FCT Student Residence Hall será a primeira de duas novas residências, ficando a instituição com um total de 614 camas no final de 2026.
O número de alojamento para estudantes continua a ser insuficiente na Península Ibérica perante a alta procura. E esta falta de oferta motiva promotores imobiliários a unirem-se para desenhar soluções habitacionais para universitários.
O concelho de Cascais vai ter um novo polo da Universidade Nova, dedicado à engenharia aeronáutica e aeroespacial, que ficará junto ao aeródromo de Tires e que a autarquia vê como um contributo para desenvolver a zona, foi hoje anunciado.O projeto foi divulgado esta sexta-feira, dia 4 de julho de 20
A Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla inglesa) é a única instituição de ensino superior dedicada à educação espacial no mundo. E, agora, está à procura de parcerias para abrir novos polos no globo, nomeadamente no norte de Portugal.
A história das universidades é uma jornada fascinante que leva às raízes do ensino superior. As universidades mais antigas do mundo não são apenas locais de aprendizagem, mas também símbolos culturais e inovação educacional.
Os estudantes universitários que chegam a Lisboa deparam-se com a falta de quartos para arrendar - e os que há são a preços elevados ou indignos. Foi neste contexto que a Universidade Nova de Lisboa decidiu lançar esta quinta-feira, dia 28 de novembro, o novo programa Rede 1/4 que vai fazer a ponte entre quem tem quartos para arrendar e os estudantes que precisam de alojamento a preços acessíveis.
Quase metade (48%) dos estudantes deslocados em Lisboa e no Porto não possuem contrato formal de arrendamento e 51% afirmam que o senhorio não emite recibos de renda, revela o estudo da EDULOG, publicado esta quinta-feira, 21 de novembro de 2024.
Com o início de mais um ano letivo, muitos estudantes e professores se deparam com o inconveniente de ter de fazer grandes deslocações todos os dias até chegar à universidade, ou optar por arrendar casa por valores elevados ou arrendar um quarto e dividir o resto da habitação com mais pessoas, sem a
Já foi divulgado o ranking das 1.000 melhores universidades do mundo em 2024. No primeiro lugar está, uma vez mais, a prestigiada a Universidade de Harvard, nos EUA, seguida de outras duas instituições de ensino superior norte-americanas. Este ranking inclui também seis universidades portuguesas, sendo a mais bem classificada a Universidade de Lisboa.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação já validou um total de 91.585 candidaturas para o reembolso das propinas, de um total que é já superior a 175 mil pedidos.
A Universidade do Porto abriu concurso público para a construção do novo edifício na Faculdade de Letras, que tem como valor base cinco milhões de euros e 540 dias para execução, segundo publicado em Diário da República.
A Livensa Living acaba de lançar um novo Programa de Bem-Estar, com destaque para a saúde mental, que pretende dar apoio psicológico e emocional aos seus estudantes a qualquer hora do dia.
Arriscaste no teu percurso académico e decidiste ir estudar para longe de casa? E entraste? Parabéns! És oficialmente um estudante universitário deslocado.
A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) lança na sexta-feira o programa "Mais do que Casas" que, nos próximos dois anos, vai unir estudantes de 25 instituições em torno dos desafios que enfrenta a habitação em Portugal.
O programa "Mais do que Casas" arranca este mês e, ao longo
Há um edifício devoluto em Lisboa que ganhou nova vida e um novo proprietário. O número 4 da Rua Laura Ayeres, situado em Carnide, estava devoluto, mas foi adaptado e arrendado à Universidade Europeia. Foi assim que a Norfin, a ex-proprietária do ativo, tornou o edifício mais atrativo aos olhos dos investidores que procuram rendimento de longo prazo. E recentemente vendeu-o por um valor não revelado à Iberia FEIIF, uma sociedade detida pelo Portugal Yield Fund II e gerida pela Private Equity Iberis Capital.
A Worten juntou-se ao Instituto Superior Técnico (IST) para criar um laboratório de logística, que vai nascer no campus do Técnico no Taguspark, em Oeiras. A parceria para o triénio 2022-2024 prevê o desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas, como plano anual de workshops e formação para colaboradores.
Para muitos estudantes do ensino superior, ir para a universidade significa mudar de cidade e procurar uma residência para viver, arrendar uma casa ou encontrar um quarto numa casa partilhada. E para quem divide espaços, é fundamental ter regras e cumprir normas básicas. Deixamos-te algumas.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever