Comentários: 0
O bunker tem mais de 25.000 m2
wikimedia_commons

Se viver no Alasca parece uma loucura, fazê-lo na pequena cidade de Whitter mais parece um pesadelo. Os cerca de 200 habitantes desta cidade vivem no mesmo prédio. Sim, no mesmo prédio, em dois blocos unidos de 14 andares. E como é que se deslocam? Através de túneis. Seja para ir à escola, para ir a um hospital ou até mesmo para ir à igreja. Além disso, esta zona esconde um grande bunker, abandonado após um forte terramoto nos anos 60.

A cidade de Whittier começou a aparecer nos mapas durante a “corrida ao ouro” no final do século XIX. Tornou-se numa base militar durante a Segunda Guerra Mundial e agora serve como um porto de base para os petroleiros que passam pela aquela área com destino a Anchorage, a capital do Alasca.

Mas o melhor segredo que esta cidade esconde está... debaixo da terra. Falamos de um bunker construído nos anos 50 – pelos EUA –, uma outra cidade erguida nas profundezas com 25.000 metros quadrados (m2) de superfície que passou a albergar todos os tipos de infraestruturas para os soldados ali estabelecidos durante a Guerra Fria: ginásio, hospital, biblioteca, estação de rádio, piscina e até uma prisão.

Foi construído para suportar bombas, ataques e as duras condições climatéricas do Alasca. Cerca de 20 anos depois, a área sofreu um dos mais terríveis terramotos – 9,2 graus na Escala Richter – , que deixou o espaço quase totalmente destruído.

Agora é uma “massa” autêntica escondida sob a terra, formada por um intrincado labirinto de túneis e fendas onde poderás apreciar os restos de um passado opulento: um enorme edifício abandonado no clima mais severo do Alasca.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta