O aumento da oferta, com 3 mil novos anúncios por mês, faz com que os preços dessas datas fiquem abaixo da média da cidade.
Comentários: 0
Jogos Olímpicos Paris
Relógio de contagem para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aos pés da Torre Eiffel Getty images

A notícia de que os parisienses vão fugir da cidade durante os Jogos Olímpicos de 2024 circula praticamente desde que foi selecionada. Que eles também iriam aproveitá-los, colocando os apartamentos para arrendamento turístico diante da chegada de 15 milhões de turistas e visitantes durante esses dias, também não é algo novo. Mas é verdade que o aumento significativo da oferta de arrendamento turístico está a provocar uma redução dos preços.

O excesso de oferta de apartamentos disponíveis na capital francesa neste verão está a fazer cair os preços. De acordo com dados da AirDNA, cerca de um terço dos alojamentos disponíveis no Airbnb para a zona de Paris foram reservados durante os Jogos Olímpicos - surgem entre 3.000 e 3.500 novos anúncios todos os meses.

Houve "uma explosão de oferta" em plataformas de arrendamento por temporada, incluindo Airbnb, Abritel e Booking.com, de acordo com o cofundador da Lycaon Immo, Stéphane Daumillare, que afirma que atualmente há cerca de 15.000 reservas disponíveis nessas plataformas.

Os tempos de reserva para essas datas estão a ficar mais longos, e muitos anfitriões já estão a atualizar preços para conseguir fechar negócios o mais rápido possível. O estudo da AirDNA também afirma que, embora o preço médio pedido para anfitriões do Airbnb em Paris seja de 594 euros por noite, o preço médio por noite dos alojamentos reservados para o período olímpico é de 323 euros.

De acordo com o Airbnb, que também é patrocinador oficial do evento, dezenas de milhares de novos anfitriões anunciaram alojamentos em cidades que recebem eventos olímpicos desde o início de 2023. Um estudo da Deloitte encomendado pela empresa estima que o anfitrião médio na região de Paris gerará 2.000 em receita adicional durante os Jogos Olímpicos.

"Paris 2024 será o maior evento da história do Airbnb, com mais utilizadores hospedados em casas na plataforma do que em qualquer evento anterior", anunciou a empresa. "Milhares de pessoas nas cidades-sede abriram as suas casas pela primeira vez, e mais da metade dos anúncios que receberam uma reserva fizeram-no em menos de sete dias", disseram.

Os hotéis também começaram a baixar os preços à medida que competem pela ocupação, de acordo com o especialista em turismo Olivier Petit, da consultora In Extenso. Enquanto Londres construiu cerca de 7.000 novos quartos de hotel para os Jogos Olímpicos em 2012, Paris acrescentou apenas cerca de 2.000 quartos, de acordo com Petit.

"No curto prazo, isso pode ser um desafio para os hotéis, mas no médio prazo é muito melhor ter um stock flexível de oferta do Airbnb do que uma expansão permanente do stock de quartos de hotel que terá de ser constantemente ocupado", disse o responsável.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta