Quando um super chefe da empresa em que alguém espera ser contratado lhe faz perguntas com duplo sentido, o normal é que não esteja a tentar intimidar, mas sim a tentar conhecer melhor o candidato e a saber se este se encaixa na companhia que dirige. Questões sobre a filosofia da empresa ou as motivações que levam o potencial futuro colaborador a madrugar todas as manhãs são perguntas "armadilha", mas com as quais tentam perceber os verdadeiros interesses do entrevistado.
Pelo menos isso é o que deixa sempre para o final o administrador da puntocom “animoto”. Brad Jeffesor, em entrevista ao Business Insider, assegura que deixa sempre para o final três perguntas-chave que determinam o candidato que ficará com o lugar:
1 - Consideras que para ti é importante a estratégia e a visão da empresa?
Pode parecer genérica, mas esta pergunta serve para saber se o trabalhador se esforça para interiorizar os valores e o objetivo da empresa em vez de estar unicamente “interessado em cobrar o salário mensal”.
2.- como crês que te descreveria um dos teus companheiros de trabalho?
É uma pergunta algo mais intimidadora, já que em algumas ocasiões (para lugares de certa relevância) se consulta a antigos companheiros/chefes através de redes sociais como linkedin para ver como falam do entrevistado. Mas o que realmente interessa desta pergunta é saber “como se veem a si mesmos, em termos de pontos fortes e fracos” e se coincide com a opinião dos companheiros no antigo posto de trabalho.
3.- O que é que te motiva a madrugar todas as manhãs?
Com esta pregunta tentam conhecer os teus interesses e ajuda a “entrar nas suas cabeças e saber o que os vai levar a seguir em frente” uma vez que sempre haverá altos e baixos em qualquer empresa e é necessário “assegurar o que empregado estará sempre igualmente motivado, detalha Jefferson, que considera ser importante que as pessoas persigam um “objetivo que as apaixonem” e que estejam rodeados de gente que saiba motivá-las para fazer com que “o trabalho seja realmente divertido, mesmo nos momentos de maior dificuldade”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta