Comentários: 0

Responsabilidade, disponibilidade para aprender e motivação são as caraterísticas que as empresas mais valorizam hoje em dia nos trabalhadores jovens no momento de contratar. Esta é a conclusão de um estudo da Associação para o Desenvolvimento (TESE).

Faz-Te ao Mercado: Estudo sobre o (Des)Encontro entre a Procura e a Oferta de Competências no Mercado de Trabalho e a sua Relação com a Empregabilidade jovem”. Este é o nome do estudo que vem dizer que a responsabilidade no emprego é, para 61% dos empregadores portugueses, uma das cinco competências sociais mais importantes (41% consideram-na a número 1), segundo noticia o Observador.

À parte da responsabilidade, quem contrata quer ver um jovem com disponibilidade para aprender, pró-ativo, com iniciativa, motivado e com sensibilidade para trabalhar em equipa, informa o estudo da TESE, que teve como público-alvo jovens entre os 15 e 30 anos.

Resumidamente, os empregadores veem como a mais importante, a special one, que permite ao jovem candidato convencer o empregador: Responsabilidade (mais importante para 41% dos empregadores); disponibilidade para aprender (30%); motivação (29%); pró-atividade (19%); saber trabalhar em equipa (1%).

O estudo da TESE foi desenvolvido entre dezembro de 2013 e janeiro teve o contributo de 434 jovens, dez instituições de ensino superior e 84 empresas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta