
Wang Jianlin tem 59 anos é o homem mais rico da China, com uma fortuna avaliada em 20 mil milhões de euros e está à porta do top 100 da revista “Forbes” dos mais endinheirados à escala mundial. Agora decidiu investir no Atlético de Madrid, tendo já um acordo para assumir 20% do clube espanhol, após o aumento de capital agendado.
O futuro estádio do Atlético de Madrid, que deverá estar pronto em 2016/17, está a servir como aliciante para a próxima entrada de dinheiro asiático nos campeões espanhóis, pressionados pelas regras do ‘fair-play' financeiro, noticia o Diário Económico, citando a imprensa espanhola.
O jornal indica que foram realizados vários encontros entre dirigentes e o próprio Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, reuniu-se com Jianlin numa recente visita à China. Nessa altura, o governante assinou 11 acordos bilaterais com valor total superior a três mil milhões de euros.
Além da bola, amor à arte
Apaixonado por futebol, música e pintura, o chinês é proprietário do Dalian Wanda Group e comprou a produtora cinematógráfica AMC, assumindo o controlo de mais de cinco mil salas e 436 teatros espalhados pelo mundo.
Interessado em ampliar negócios, o empresário tem planos para o sul de Madrid e também aplica 800 milhões em Nova Iorque. Com orçamento de 142 milhões para esta época, o Atlético Madrid deve 549 milhões ao Fisco, além de 130 milhões de créditos com entidades financeiras.
A hipótese de estrangeiros terem participação no capital das SAD de um dos três grandes tem sido mencionada ao longo do tempo e Paulo Reis Mourão, professor de Economia na Universidade do Minho, citado pelo Diário Económico, diz que "não seria de estranhar".
Para poder comentar deves entrar na tua conta