
O mundo está a consumir chocolate a mais e os produtores de cacau não conseguem acompanhar o ritmo. O alerta foi deixado pelos dois maiores fabricantes mundiais de chocolates, a Mars Inc e a Barry Callebaut.
Só em 2013 comeram-se 70.000 toneladas de cacau a mais do que as produzidas e, em 2020, esse diferencial pode chegar a um milhão de toneladas – e a dois milhões em 2030. As duas empresas revelam que o aumento do consumo está a fazer com que o preço do cacau nos mercados internacionais tivesse disparado 60% desde 2012, ano em que o consumo de chocolate ultrapassou a produção de cacau. Só este ano, a matéria-prima já sofreu um agravamento de 24%.
Segundo o Dinheiro Vivo, que cita o Washington Post, o tempo seco na África Ocidental, em especial na Costa do Marfim e no Gana, onde mais de 70% do cacau do mundo é produzido, diminuiu muito a produção na região. A par de uma doença fúngica que, segundo a Organização Internacional do Cacau, dizimou entre 30 e 40% da produção mundial. Ou seja, a produção de cacau tornou-se um negócio difícil e levou muitos agricultores a trocá-lo por culturas mais rentáveis, como o milho.
Para poder comentar deves entrar na tua conta