
A construção de casas novas está ligeiramente mais cara em Portugal, devido a um incremento de preços dos materiais utilizados. Já o custo da mão-de-obra mantém-se. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de variação homóloga do 'Índice de Custos de Construção de Habitação Nova', no continente, foi 0,1% em junho, a comparar com uma variação nula em maio.
A aceleração do índice total foi determinada pela componente Materiais, que registou uma variação homóloga de -1,0% em junho, 0,2 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no mês anterior. A taxa de variação homóloga do índice da componente mão-de-obra manteve-se em 0,9%, ainda de acordo com as estatísticas oficiais publicadas esta segunda-feira.
Segundo segmenta o INE, a variação homóloga do índice relativo a Apartamentos fixou-se em 0,1% em junho, tendo subido 0,1 p.p. face à taxa observada no mês precedente. O índice relativo a Moradias registou um acréscimo de 0,2 p.p. para uma taxa de 0,1% em junho.
Já o 'Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação', no continente, apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,1% (variação nula no mês anterior), refere a mesma fonte.
Neste capítulo (manutenção e reparação regular), os índices das componentes Produtos e Serviços apresentaram taxas de variação homóloga de -1,3% e 0,2% (-0,9% e 0,3% em maio), respetivamente.
).
Para poder comentar deves entrar na tua conta