O projeto da ‘Buitenhuis’ foi desenvolvido pelo estúdio VLOT architecten. O BIM, a construção modular e a madeira são os protagonistas.
Comentários: 0
Uma bonita casa na Holanda construída com BIM, a tecnologia que vai além do 3D
Brooks Geenen | VLOT architecten

A Modelagem de Informação da Construção (Building information modeling ou BIM, na silga em inglês), a construção modular e os materiais de madeira de baixo carbono combinam-se na ‘Buitenhuis’, uma pequena casa com vistas incríveis para terras de cultivo em Heinenoord, nos Países Baixos.

O resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelo estúdio VLOT architecten. Uma das principais características da ‘Buitenhuis’ é que possui uma forte ligação ao exterior, não só enquadrando vistas panorâmicas da paisagem com uma fachada totalmente envidraçada, mas também integrando árvores e plantas na estrutura do telhado verde. 

Casa ‘Buitenhuis’ nos Países Baixos
Brooks Geenen | VLOT architecten

Quando os arquitetos começaram a trabalhar, fizeram-no tendo um objetivo principal que, a priori, pode parecer muito simples: “criar um local onde pudessem desfrutar mais do jardim e da vista do campo”. “Traduzimos isso numa estrutura de madeira que se entrelaça com o seu entorno. Árvores e plantas existentes são incorporadas à estrutura”, conforme indicam no seu site. Para que isso fosse possível, os arquitetos fizeram uso adequado do BIM como principal ferramenta de projeto e, a partir daí, desenvolveram modelos 3D para a base de aço e a estrutura de suporte de madeira para minimizar o desperdício de construção.

Casa ‘Buitenhuis’ nos Países Baixos
Brooks Geenen | VLOT architecten

Para atingir o objetivo de atenuar a diferença entre o exterior e o interior, tanto quanto possível, o projeto concebido para criar a ‘Buitenhuis’ abre-se para um grande terraço. O espaço ao ar livre expande a “pegada” da casa de 54 m2 para 210 m2. A plataforma está sobre um jardim e uma vala existente, que serve de limite entre esse espaço e os campos agrícolas que se estendem em todas as direções.

Em termos de materialização, foi feito muito trabalho com madeira para manter o impacto de CO2 deste edifício o mais baixo possível.

Casa ‘Buitenhuis’ nos Países Baixos
Brooks Geenen | VLOT architecten

Uma metodologia de trabalho colaborativo

Neste caso, a principal ferramenta foi o BIM. Podemos definir este conceito como um processo para criar e gerir informações sobre um projeto de construção ao longo do ciclo de vida desse projeto. A criação de um BIM digital permite que quem interage com o edifício otimize as suas ações.

Desta forma, com a utilização do BIM, são alcançados avanços significativos em questões que transcendem o design, a ponto de atingir outras fases como a execução do projeto, permitindo a gestão e redução operacional custos, por exemplo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta