Câmara Municipal de Alovera (Guadalajara) já deu luz verde ao caderno de encargos para a construção da Alovera Beach.
Comentários: 0
Alovera Beach
Alovera Beach

A sessão plenária da Câmara Municipal de Alovera (Guadalajara, Espanha) já deu luz verde ao caderno de encargos para a construção da Alovera Beach, a maior praia artificial da Europa, num terreno municipal. O projeto só encontrou oposição do PSOE e do Unidas Podemos. Esta última formação política criticou a sua aprovação. "Segue sem a elaboração de um novo relatório de viabilidade económica que tenha em conta o impacto do centro de lazer Oasiz (localizado em Torrejón de Ardoz, a poucos quilómetros de Alovera)", afirmam desde o Unidas Podemos, em declarações recolhidas pela Miracorredor.TV.

"Oasiz já está a funcionar e tem uma praia artificial e uma oferta de entretenimento mais ampla que a Alovera Beach. Terá um grave impacto na viabilidade económica do parque projetado por Rayet que tem sido ignorado em plenário", acrescentam.

A Alovera Beach será desenvolvida dentro do setor I-15 Las Suertes, a sul da parte antiga da localidade, ligada aos empreendimentos residenciais do município, através de uma concessão administrativa pela qual a Câmara Municipal receberá um valor anual, e tem a aprovação inicial do Governo de Castilla-La Mancha. Segundo cálculos dos promotores, são esperados entre 250.000 e 400.000 visitantes por ano no recinto com um preço que poderá rondar os 10 euros por pessoa, além do consumo em restaurantes e outras atividades que seriam pagas separadamente. A inauguração está prevista para o verão de 2023.

Alovera Beach
Alovera Beach

Rayet partilha o projeto com a Crystal Lagoons, empresa especializada na construção de praias artificiais em todo o mundo. A própria Crystal Lagoons, por exemplo, tem projetos semelhantes no Chile, México, Egito, Jordânia, Panamá, Peru, Dubai e Arábia Saudita. Existe ainda uma piscina semelhante na cidade de Casares (Andaluzia), em Málaga, cuja superfície é nada mais nada menos que 1,5 hectares. O complexo incluirá estacionamento, áreas para desportos aquáticos como vela ou surf, piscinas infantis, e diversas áreas de refeições.

As obras podem durar um ano e meio. Além disso, está prevista a criação de mais de 300 empregos diretos e indiretos. A intervenção na Alovera Beach seria feita em duas fases. A primeiro será ao nível de acessos. Serão instaladas a área de estacionamento, praça de acesso, praça central e alguns dos principais edifícios como controlo de acesso, administração, loja, escritórios, balneários, ginásio, e enfermaria. Depois, serão desenvolvidos a área de eventos, armazém, casas de banho, área de jardim e o grande lençol de água. O areal da praia, com uma ligeira inclinação de 2%, servirá de ligação entre os dois níveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta