Na hora de criar uma pequena horta em casa, há que escolher o espaço, definir o que cultivar e ter atenção ao calendário agrícola.
Comentários: 0
Ter uma horta em casa
Foto de Greta Hoffman en Pexels

Sempre tiveste o desejo de ter a tua própria horta em casa, mas não sabes bem por onde começar? Então este artigo é para ti. No início pode parecer uma tarefa complicada, mas na realidade não é.

Só precisas de arranjar um cantinho lá em casa com espaço disponível e saber exatamente o que queres semear ou plantar. E também é importante teres à mão o calendário de plantações agrícolas para saberes o que podes plantar na tua horta em cada mês do ano. Aqui reunimos algumas dicas de ouro que te vão ajudar a criar a tua própria horta em casa.

Semear ou plantar os teus próprios vegetais e frutas é bem mais simples do que possa parecer. E não é preciso muita habilidade para o fazer, até porque há um conjunto de vegetais que são muito fáceis de semear e que crescem em poucos meses para que possas ter sempre – ou em determinadas épocas do ano – legumes frescos à mesa.

Um aspeto importante para teres uma horta em casa é que saibas o que queres plantar. Cada espécie tem características próprias, algumas exigem cuidados no dia a dia e há até algumas plantas que podem ser semeadas em vasos e crescer dentro de casa numa divisão como uma marquise.

como ter uma horta pequena
Foto de Gary Barnes en Pexels

Onde, quando e o que plantar na horta? Dicas para iniciantes

Se esta é a primeira vez que vais criar uma horta em casa, deixamos-te algumas dicas essenciais para te ajudar no processo:

  • Cria uma horta pequena: como não tens experiência agrícola, o melhor mesmo é começares num terreno pequeno, numa parcela de cerca de um metro por um metro e meio. E tem em conta uma possível expansão do espaço;

  • Cultiva poucas variedades de vegetais: o ideal é começar a semear uma variedade de legumes ou frutas, como por exemplo tomate, e logo depois podes começar a estudar quais são os vegetais que se beneficiam ao serem cultivados juntos. Um exemplo de “casal perfeito” é o tomate e alface, porque à medida que os tomates crescem vão oferecendo a sombra que a alface precisa;
  • Faz bom uso do espaço: podes usar cantos verticais para que certos vegetais tenham suporte e se possa expandir. Colocando uma cerca, por exemplo, estás a dar um suporte ao crescimento de plantas trepadeiras como os pepinos ou abóboras. Também podes aproveitar os cantos para experimentar criar uma horta vertical.
  • Toma atenção ao calendário agrícola: os legumes e frutas crescem em determinadas épocas e, por isso, é preciso ter em conta qual é a melhor altura do ano para semeá-los ou plantá-los. Se, por exemplo, decidires lançar-te no mundo da agricultura este verão, poderás optar pelo feijão, pepino ou tomate. Se ainda não começaste a tua horta em casa ficas a saber que há plantas que crescem durante todo o ano.

o que cultivar na horta
Foto de Markus Spiske en Unsplash

Ideias para cultivar na horta lá de casa

Depois de escolhido o local para criares a tua horta, surge a questão: que vegetais posso cultivar? Além da época do ano, a resposta a esta questão vai depender também das frutas e legumes que mais gostas de comer. Deixamos-te aqui algumas ideias:

  1. Horta para saladas: semear todos os legumes que gostas numa salada, como alface, cenoura, beterraba, pepino e tomate cereja.
  2. Horta para temperos: há várias ervas e especiarias que são ótimas para temperar as refeições, como é o caso do manjericão, orégãos, tomilho, salsa ou alecrim.
  3. Horta para molhos: se és amante de molhos caseiros podes aproveitar o facto de teres uma pequena horta para cultivar pimentos, coentros e cebola. E, desta forma, dás um toque especial aos teus molhos.

Como cultivar legumes
Foto de Zen Chung en Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta