Quatro em cada cinco alunos ainda escondem a sua identidade de género ou orientação sexual nas escolas, conclui relatório.
Comentários: 0
Jovens LGBTQ escondem dos professores identidade de género
Via Público

Os números são reveladores: 81,7% dos alunos de minorias sexuais e de género ainda preferem não o revelar aos professores ou funcionários no contexto da escola. Significa isto que quatro em cada cinco alunos ainda escondem a sua identidade de género ou orientação sexual. Em causa está um inquérito feito por uma equipa do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).

Segundo o Público, que se apoia no referido relatório, as escolas portuguesas ainda são locais onde as questões relativas às pessoas LGBTQ (lésbica, gay, bissexual, transgénero, queer ou em questionamento) são pouco visíveis, existindo muitas situações de bullying e onde estes temas continuam a ser pouco falados nas aulas.

Estas são algumas das conclusões de um estudo alargado sobre diversidade sexual e de género nas escolas que foi realizado também em Itália, Espanha, Grécia, Eslovénia, Letónia, Croácia, Irlanda, Áustria, França e Reino Unido, no âmbito de um projeto europeu coordenado pela Universidade de Ghent (Bélgica). 

Em Portugal, responderam às questões mais de 1.500 estudantes do 3.º ciclo (12,3%) e do ensino secundário (87,7%), entre os 14 e os 19 anos, provenientes de todo o país, numa amostra em que 54,7% se identificaram como heterossexual e cisgénero (identidade de género conforme com a atribuída à nascença) e 45,3% como LGBTQ, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta