Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho, e desta vez viajamos até Itália, mais precisamente a Castello di Serravalle, uma aldeia que está situada a meio caminho entre Bolonha e Modena, no norte de Itália, onde um palácio do século XVIII está agora à venda no idealista por 1,98 milhões de euros.
A localização privilegiada da aldeia, numa colina a 320 metros acima do nível do mar, tornou-a um ponto militar estratégico a meio caminho entre o norte da Europa e da Roma Antiga. A sua história remonta ao tempo dos Césares, embora a mais antiga fortificação de pé tenha sido erguida no século XVI.
As obras de restauração e manutenção permitiram que o palácio Boccadiferro, que leva o nome da família nobre proprietária do imóvel até ao século XIX, fosse mantido vivo e que até se possa ser habitado. A área total oferecida para venda é de 14.812 m2, incluindo os mais de 10.000 m2 do parque do castelo, uma área ajardinada onde costumava estar o antigo fosso que rodeava a aldeia.
O palácio tem 1.150 m2 com 20 quartos, enquanto que a casa do caseiro tem 308 m2, dispostos em dois andares. A torre medieval tem 296 m2. É atualmente utilizada para eventos e celebrações.
Um lugar cheio de história
Desde os tempos antigos, a fortificação tem estado no centro de incontáveis disputas. Na época romana era conhecida como Verabulum e era uma das fortificações utilizadas para proteger as fronteiras do Império. Mais tarde foi conquistada e destruída pelos Lombardos no século VIII. Reconstruída sobre as suas antigas fundações, viu Carlos Magno passar no século IX a caminho de Roma para ser coroado imperador.
Até 1109 foi o feudo de Matilda de Canossa, a Grande Condessa, uma das mais influentes nobres italianas da Idade Média. Após a sua morte, foi um lugar muito disputado entre os Ghibellines de Modena e os Guelphs de Bolonha, devido à sua óbvia importância militar estratégica. Da antiga fortificação, hoje apenas restam o portão medieval e a torre medieval, construída em 1227 e restaurada em 1523.
O palácio senhorial, conhecido como Palazzo Boccadiferro, foi uma das residências desta nobre família até ao final do século XIX. Para os amantes de ópera, o compositor Gioachino Rossini casou aqui em 1846 com a sua segunda esposa, Olympe Pélissier, e foi o cenário de parte da ópera 'Amore e Morte' do compositor Gaetano Luporini em 1921, que conta a história dos fantasmas das esposas do 'cruel Boccadiferro'.
Para poder comentar deves entrar na tua conta