Câmara Municipal de Lisboa deu ordem para fechar o clube de jazz, devido às questões estruturais do edifício.
Comentários: 0
Hot Clube de Portugal encerra
Google Maps

O Hot Clube de Portugal (HCP), situado em Lisboa, encerrou devido às más condições que o edifício apresenta. Aquela que é club de jazz mais antigo de Portugal fechou portas esta quarta-feira, dia 11 de janeiro. Para voltar a abrir, o edifício precisará de um reforço estrutural e da reparação da cobertura. E dada a dimensão da obra, a Câmara Municipal de Lisboa comprometeu-se a encontrar uma morada provisória para a instalação do Hot Clube de Portugal até 19 de março.

O anúncio foi dado pelo próprio Hot Clube em comunicado partilhado na sua página do Instagram: “Por ordem da Câmara Municipal de Lisboa, devido a questões estruturais do edifício, o Hot Clube terá de encerrar a partir de hoje”, lê-se na mensagem partilhada esta quarta-feira, dia 11 de janeiro. Os proprietários do clube de jazz prometem dar mais informações em breve.

O edifício situado no número 48 da Praça da Alegria, em Lisboa, terá toda a estrutura “muito danificada”, em especial a cobertura, segundo disse Inês Homem Cunha, presidente do conselho de administração do Hot Clube de Portugal, citado pelo Público.

“A cobertura do prédio deixou passar muita água para todo o edifício e este está, de facto, muito estragado. Pelo que percebemos está mesmo em risco”, afirmou Inês Homem Cunha ao mesmo jornal.

A presidente do conselho de administração do clube de jazz reuniu-se com os responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa no dia 13 de janeiro. A autarquia disse ao mesmo meio que o edifício do Hot Clube de Portugal está a precisar “de um reforço estrutural urgente, bem como reparação da cobertura”.

Hot Clube terá nova morada provisória até 19 de março

A Câmara Municipal de Lisboa comprometeu-se a encontrar uma morada provisória para a instalação do Hot Clube de Portugal até 19 de Março, disse a presidente da instituição à Lusa, após reunião com a autarquia.

Segundo a presidente do HCP, Inês Homem Cunha, a câmara já "sinalizou" alguns espaços onde o HCP pode funcionar provisoriamente, sem adiantar onde. Mas a perspectiva é que a instituição volte a abrir portas, em definitivo, no seu local histórico, na Praça da Alegria. Inês Homem Cunha realçou que "a câmara se comprometeu a apoiar activamente, através da Direcção Municipal da Cultura e da Empresa de Gestão e Animação Cultural (EGEAC), nas celebrações dos 75 anos do HCP".

O mais antigo clube de jazz europeu em atividade foi fundado oficialmente a 19 de Março de 1948, quando Luiz Villas-Boas, melómano e seu fundador, preencheu a ficha de sócio número um - ficha que se mantém no património da instituição.

A par do clube e da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, parte do trabalho do Hot passa também pelo núcleo museológico, assente sobretudo no espólio deixado pelo fundador, que morreu em 1999. O HCP funcionou sempre na Praça da Alegria, anteriormente no n.º 39, edifício que ardeu em 2009, tendo depois passado para o n.º 48.

*Notícia atualizada dia 16 de janeiro, às 10h09, com a informação de que o Hot Clube de Portugal terá uma morada provisória até 19 de março

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta