Além de causar inúmeros problemas fora e dentro da propriedade, pode colocar em risco a sua estrutura. Eis algumas dicas.
Comentários: 0
Humidade em casa
Freepik

Manchas nos tetos e paredes, fachadas danificadas, mofo, maus cheiros, dificuldades no aquecimento da casa. A chuva e a neve, típicas dos dias de inverno, podem causar verdadeiros estragos na nossa casa se não tomarmos os devidos cuidados. E é que, como aponta a Multimap, empresa de reformas da Mapfre, não proteger corretamente a casa da humidade, além de causar inúmeros problemas fora e dentro da propriedade, pode colocar em risco a sua estrutura.

Somado a tudo isso está o inconveniente económico, já que a humidade cria correntes de ar frio e fortes diferenças de temperatura na casaresultando em dispêndio energético exorbitante. Sem falar nos gastos envolvidos nos possíveis reparos que uma casa afetada por vazamentos pode exigir.

No entanto, dificuldades económicas ou danos estruturais e estéticos não são a única consequência negativa da não adoção de medidas preventivas contra possíveis transtornos causados ​​pelas chuvas. Como aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma relação direta entre a presença de humidade em casa e o risco de infeções respiratórias, asma, bronquite e rinite alérgica.

Perante esta situação, é fundamental cuidar das partes da casa que nos protegem da humidade e do frio, fazendo a manutenção regular de todas as instalações que estão em contacto regular com a água. Se também sofres com problemas de humidade em casa, e queres manter esse inimigo longe, não percas as dicas e indicações da Multimap.

Chaves para lidar com os estragos da chuva em casa e prevenir a humidade

chuva a cair
Pixabay
  1. Inspecionar, limpar e renovar: as três chaves para manter as instalações e evitar danos às mesmas. Realizar uma revisão periódica dos elementos mais expostos à Humidade, seguindo estas três etapas, ajudará a prevenir problemas decorrentes de chuva ou neve.
  1. Localizar quais são os principais elementos que deves inspecionar: os telhados, as fachadas, as paredes e os dutos de drenagem.
  • Telhados: é preciso mantê-las limpas e livres de ervas daninhas, principalmente os ralos e canais. Este último deve ser limpo anualmente e sempre que houver grandes tempestades. O estado da proteção do telhado também deve ser revisto, mais ou menos a cada três anos. Além disso, devemos levar em consideração que, se novas antenas, equipamentos de ar condicionado ou outros dispositivos que requerem fixação forem instalados no telhado, a fixação não deve afetar a impermeabilização. É importante saber que se observarmos humidade nos espaços sob a cobertura, devemos controlá-la, pois pode afetar negativamente os elementos estruturais.  
  • Fachadas: as fachadas protegem a nossa casa do exterior, pelo que a sua manutenção é fundamental. Nesse sentido, é importante garantir que eles atendam aos requisitos de isolamento térmico, entrada de ar e humidade e resistência. Se o isolamento térmico se molhar, perde a sua eficácia, pelo que é fundamental evitar que qualquer tipo de humidade o afete. Para isso, recomenda-se fazer uma inspeção geral a cada 5 anos, e uma revisão do estado das juntas e do aparecimento de fissuras e trincas, a cada 10.
  • Paredes: lembra-te de verificar o correto funcionamento das calhas e verificar o estado da impermeabilização interior.
  • Dutos: é fundamental manter as instalações limpas e livres de depósitos. Para desentupir os dutos, não devem ser utilizados ácidos ou produtos que prejudiquem os ralos. Nesse caso, é melhor apostar sempre nos detergentes biodegradáveis.

Além disso, para evitar a humidade dentro de casa, podes também seguir estas dicas:

  1. Ventilar as diferentes divisões por 15 ou 20 minutos. É aconselhável abrir as janelas ou varandas de todas as divisões onde ocorre mais condensação;
  1. Evitar pendurar roupas dentro de casa, pois roupas molhadas aumentam os níveis de humidade;
  1. Manter o aquecimento abaixo de 20 graus no inverno para evitar a condensação que ocorre devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior. 

Proteção contra a humidade no seguro

Seguro cobre danos de humidade?
GTRES

Se a tua casa for afetada pela humidade, o teu seguro residencial pode ser a chave para repará-la. No entanto, é importante determinar de que tipo de humidade estamos a falar e qual é a sua origem, pois às vezes esse tipo de problema é causado por falta de manutenção na casa ou por impermeabilização zero, casos em que existe a possibilidade de que a seguradora não é responsável pela reparação.

Como indica a MAPFRE, o mais importante é entrar em contacto com a seguradora o mais rápido possível (de preferência até 7 dias após a descoberta do defeito) para que ela nos indique os passos a seguir.

Neste sentido, devemos: rever as condições particulares da nossa apólice, comunicar o problema e marcar uma visita ao nosso domicílio para que a equipa técnica venha avaliar a nossa situação.

 
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta