Edifícios antigos em Portugal

Onde há mais habitações antigas em Portugal?

A construção de casas em Portugal caiu a pique na última década. E este cenário refletiu-se no envelhecimento dos edifícios no país, embora haja diferenças nas diferentes regiões. O parque habitacional mais antigo é encontrado no interior do Alentejo, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). E o mais recente está na sub-região do Cávado, bem a norte do país.
Venda de imóvel público em Lisboa

Politécnico de Lisboa quer vender imóvel no Bairro Alto por 10 milhões

Vai ser aberto um novo concurso público para vender o antigo edifício da Escola Superior de Dança, em Lisboa, pelo valor mínimo de 10 milhões de euros. A garantia é dada pelo Instituto Politécnico de Lisboa, que não recebeu, contudo, quaisquer propostas para a aquisição do ativo na sessão fechada na passada sexta-feira. Já o Governo garante que o imóvel não será vendido a privados sem que antes seja avaliada a possibilidade de o edifício integrar a bolsa de imóveis do Estado.
Hot Clube de Portugal encerra

Hot Clube de Portugal encerra devido a estragos no edifício

O Hot Clube de Portugal, situado em Lisboa, encerrou devido às más condições que o edifício apresenta. Aquela que é club de jazz mais antigo de Portugal fechou portas esta quarta-feira, dia 11 de janeiro. Para voltar a abrir, o edifício precisará de um reforço estrutural e da reparação da cobertura.
Três prédios em Lisboa em risco de derrocada, proprietário culpa a Câmara

Três prédios em Lisboa em risco de derrocada, proprietário culpa a Câmara

Três prédios da Estrada de Benfica, em Lisboa, estão em risco de derrocada. O problema já se arrasta há quase sete anos, altura em que as infiltrações foram identificadas no âmbito de uma fiscalização da Câmara Municipal. Mas o acordo entre condomínios - para a realização das obras - tarda em acontecer e agora um dos proprietários veio responsabilizar a autarquia, que acusa de continuar a negligenciar a situação.
Évora com 17 milhões de euros para renovar centro histórico

Évora com 17 milhões de euros para renovar centro histórico

Nos próximos três anos, serão investidos cerca de 17 milhões de euros na revitalização do centro histórico de Évora. Segundo a Câmara Municipal de Évora, a maioria do investimento irá incidir na recuperação do edifício centenário do Salão Central Eborense e na requalificação dos Paços do Concelho, do Teatro Garcia Resende, da antiga central rodoviária e em arranjos de espaços públicos.
aumento de imi condicionado por rendas antigas

aumento de imi condicionado por rendas antigas

as casas arrendadas com contratos anteriores a 1990 - ou a 1995, no caso dos arrendamentos não habitacionais - não verão o seu imi ser agravado automaticamente na sequência da reavaliação geral dos imóveis que deverá avançar no início de dezembro, escreve o jornal de negócios.
imi mais pesado em 2012

imi mais pesado em 2012

o governo resolveu aumentar as taxas de imi a aplicar pelas câmaras municipais durante o próximo ano em 0,1 pontos, segundo a proposta final do orçamento do estado, revela o jornal de negócios (jdn).